TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imaginologia

Por:   •  12/5/2019  •  Resenha  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

Leia o texto a seguir. As frases em negrito representam procedimentos laboratoriais que podem estar corretos ou não segundo a biossegurança. Preencha a tabela, após o texto, de acordo com as orientações propostas na mesma.

Dois funcionários de um laboratório foram solicitados para o preparo de reagentes e cultivo de material biológico. Antes de iniciar o preparo, o técnico A verificou a disponibilidade de vidrarias, soluções, solutos, balança, água destilada, frascos de armazenamento, entre outros materiais. Após essa verificação, o técnico verificou o procedimento para o preparo que estava afixado em local disponível e visível, verificou o funcionamento, limpeza e calibração da balança pesou o material (soluto), desligou e limpou o equipamento (1)Em outra sala pegou uma proveta de 250 mL, verificou as condições físicas do material e mediu 250 mL de água destilada. Para proceder à mistura do solvente e do soluto, colocou esses materiais (solvente e soluto) dentro de um Becker com volume de 500 mL e sobrepôs no agitador magnético para que ocorresse uma homogeneização completa dos materiais. Antes de ligar o agitador, verificou se o mesmo estava ligado na voltagem correta. Após a homogeneização, o técnico A pegou o reagente preparado e colocou dentro de um recipiente com capacidade para 200 mL, que deveria ser aquecido para que ocorresse a reação química (2). Depois desse processo, tampou com uma rolha de silicone, passou parafilm na borda, esperou esfriar e colocou na geladeira para posterior uso (3). O Becker utilizado na homogeneização foi descartado no balde para lavagem. Enquanto o técnico A, preparava o reagente, o técnico B retirava a vidraria que iria utilizar da estufa (pois estava secando). Como eram vários vidros, pegou o maior Becker que havia (cerca de 5 Litros) e acondicionou os frascos menores, para poder transportar à sala de cultura (4), onde seria realizada a cultura de material biológico. Antes de entrar na sala estéril, na ante-sala, vestiu o avental branco de mangas longas, luvas descartáveis e sapatilhas (5)Abriu o tambor de nitrogênio líquido onde estavam armazenados os frascos congelados de material biológico, retirou a amostra que estava acondicionada em frascos de plásticos destinados para a conservação criogênica e colocou no banho-maria para descongelamento. Quando o material estava descongelado, o técnico B colocou todo o material a ser utilizado dentro da capela de fluxo laminar, entre os materiais estavam tubos de cultura com tampa de rosca, pipetas, reagentes, meio de cultura, tubos com material biológico e ligou a luz ultravioleta por 15 minutos para esterilização do fluxo (6). Após esse período, arrumou o material na bancada, destampou os tubos e como um dos frascos estava difícil para abrir, usou como auxílio o avental, apoiando o frasco sobre a perna (7). Começou a realizar as pipetagens de reagentes com a pipeta graduada correta e com auxílio do polegar para controlar a quantidade necessária de reagente (8). Por último, ao adicionar o material biológico no frasco ocorreu uma falha onde a luva se rasgou. O técnico B abriu a gaveta da bancada, pegou outro par de luvas e colocou em suas mãos, descartando a luva rasgada no lixo.

O gestor em biossegurança deste local de trabalho decidiu reunir uma equipe de profissionais que atuam diretamente com a manipulação de materiais biológicos para definirem, juntos, as normas institucionais de biossegurança. O gestor iniciou coletando informações, tais como: normas tradicionais de segurança de equipamentos de contenção adequados, dependências bem projetadas e controles administrativos que minimizem os riscos de uma infecção acidental ou ferimentos em trabalhadores de laboratório e que evitem a contaminação do meio ambiente. Dentre os pontos apontados pela equipe de profissionais foram citados: a prevenção da entrada de pessoas não autorizadas em áreas laboratoriais e prevenção da remoção não autorizada de agentes biológicos perigosos; manutenção dos procedimentos de uso diário nas gavetas das bancadas para posterior consulta (9); freezers, geladeiras, cabines e outros recipientes, em que estoques de agentes biológicos, materiais clínicos ou radioativos são guardados, deverão ser trancados quando não estiverem à vista dos trabalhadores; os pacotes contendo amostras, substâncias bacterianas ou isoladas ou toxinas deverão ser abertos em uma cabine de segurança (10)ou em outro dispositivo de contenção adequado; os materiais contaminados ou possivelmente contaminados deverão ser descontaminados com água e sabão neutro antes de sair da área do laboratório. Um dos membros da equipe informou que todos os profissionais estão aptos para o trabalho, visto que todos realizam os procedimentos diariamente e para tanto não seria necessário revisar as normas e os procedimentos de segurança regularmente (11).

Em uma clínica, um paciente agendou 10 sessões de fisioterapia, pois havia sofrido um acidente automobilístico e apresentava lesões nos membros inferiores. O profissional C recebeu o paciente, preencheu o cadastro e antes de iniciar a sessão, retirou o curativo do membro lesionado que apresentava muita secreção e sangue, descartando-o na caixa de descarte de material perfuro-cortante (12). Um dos procedimentos realizados foi o turbilhão com água aquecida. O profissional C verificou o funcionamento e limpeza do equipamento bem como a temperatura da água e com o auxílio de uma banqueta (13),solicitou que o paciente se posicionasse no turbilhão. Após esse procedimento o profissional C auxiliou a secagem das pernas do paciente e solicitou que o mesmo se deslocasse a outra sala e deitasse na maca, previamente limpa e coberta com lençol descartável para iniciar a termoterapia com luz infravermelha. A luz infravermelha acabara de ser utilizada em outro paciente. O profissional C pegou rapidamente a luz, posicionou no local lesionado e ligou a luz (14) para iniciar o tratamento. O paciente informou que estava um pouco quente e o profissional ajustou a distância entre as pernas e a luz infravermelha. Após o procedimento, o paciente foi posicionado corretamente para iniciar a eletroterapia com o eletroestimulador Tens de duplo canal. O profissional verificou o funcionamento e limpeza do aparelho e posicionou o mesmo no paciente (15). Assim que ligou o aparelho, o profissional foi chamado na recepção, solicitou licença ao paciente e foi até a recepção. Ao retornar a sala onde estava o paciente, o mesmo informou que a eletroestimulação estava muito forte e o procedimento que foi rapidamente corrigido pelo profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (294.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com