TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA IMAGINOLOGIA PARA DIAGNÓSTICAR EVIDENCIAS PATOLÓGICAS

Por:   •  24/9/2015  •  Artigo  •  4.884 Palavras (20 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 20

IMPORTÂNCIA DA IMAGINOLOGIA PARA DIAGNÓSTICAR EVIDENCIAS PATOLÓGICAS

[pic 1]

Maria Rosiney dos Santos¹ Zilma da Silva Campelo²

¹ Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO). Manaus – AM, Brasil.

² Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO). Manaus – AM, Brasil.

[pic 2]

RESUMO

Introdução: a radiologia possibilita o surgimento de novos diagnósticos por imagem, facilitando assim a descoberta das patologias, por meio, de exames. Favorecendo, assim um meio de diagnosticar e possibilitar melhores evidencias patológicas, como no caso a entorse, fraturas, luxações, cardiomegalia, pneumonia, empiema, derrame pleural, derrame pericárdio, trauma penetrante no tórax, pneumotórax, quilotórax, hemotórax e CA pulmão são exemplos de doenças que mais acometem a população.

Objetivo: promover conhecimento das patologias relacionadas à imaginologia estabelecendo uma relação entre elas.

Metodologia: trata-se de um estudo de abordagem exploratória, descritivo de revisão de literatura.

Resultados esperados: um aprendizado e conhecimento dos temas propostos, com o intuito de sensibiliza o leitor que existe um trajeto fisiológico das patologias e seus sinais e sintomas.

ABSTRACT

Introduction: Radiology enables the development of new diagnostic imaging, thereby facilitating the discovery of diseases through, examinations. Supporting in this way a means to diagnose and provide better pathological evidence, as with the sprain, fractures, dislocations, cardiomegaly, pneumonia, empyema, pleural effusion, pericardial effusion, penetrating trauma to the chest, pneumothorax, chylothorax, hemothorax and CA lung are examples of diseases that most affect the population.

Objective: To promote knowledge of diseases related to imaging establishing a relationship between them.

Methodology: it is a study of an exploratory approach, descriptive literature review.

Expected results: A learning and knowledge of the topics proposed, in order to sensitize the reader that there is a physiological pathway of the disease and its signs and symptoms

INTRODUÇÃO

Os processos envolvendo médicos têm aumentado nas últimas décadas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Com o desenvolvimento de novos métodos diagnósticos, como a radiologia intervencionista (diagnóstica e terapêutica), ultra-sonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, o imaginologista passou a ter maior envolvimento e responsabilidade com o paciente e familiares. O diagnóstico por imagem, no Brasil, ainda não é uma das especialidades mais envolvidas em processos judiciais. Nos Estados Unidos, entretanto, a especialidade ocupa o terceiro lugar entre as mais demandadas. No nosso meio, as especialidades mais freqüentemente envolvidas em processos médicos são: ginecologia e obstetrícia, ortopedia, emergência, anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica e pediatria. Os motivos atribuídos ao aumento das denúncias contra os médicos são: pacientes são incapazes de distinguir as complicações de procedimentos médicos daqueles que resultam de negligência; grande expectativa em relação ao profissional médico e aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos; enfraquecimento da relação médico-paciente nos últimos tempos; conscientização do problema pela população; surgimento de organizações em defesa do paciente; alta indenização recebida pelos pacientes, como ocorre nos Estados Unidos.

ENTORSE

O entorse é uma lesão dos ligamentos de uma articulação sem deslocamento das superfícies articulares. Em caso de entorse, o raio de ação normal de uma articulação é ultrapassado com o efeito do impacto e causa um dano por distorsão no aparelho cápsulo-ligamentar.

Distinguimos o entorse benigno (não há ruptura dos ligamentos) dos entorses graves (há ruptura dos ligamentos).

O tornozelo é a região do corpo mais afetada por entorses.

Causas

Quando a articulação é submetida a um movimento brusco há risco de ocorrer um entorse benigno ou grave.

É o que ocorre com os atletas (jogadores de futebol, tênis,etc.) que efetuam movimentos bruscos e violentos com freqüência.

A caminhada e/ou um movimento em falso podem também provocar um entorse.

Os grupos de risco são principalmente:

Os atletas, esportistas

A fadiga em geral (que enfraquece e pode favorecer um entorse)

Sintomas

Em geral, a articulação fica muito dolorosa e inchada. Neste caso, ainda é possível efetuar movimentos normais na região da articulação. Após algumas horas, geralmente aparece um edema (sem equimose) e dor.

Para os entorses moderados e graves

O primeiro sinal de entorse pode ser um estalo audível e relativamente forte com uma forte dor, assim como um inchaço na articulação e um edema. Os movimentos na região da articulação ficam anormalmente amplos, isso ocorre pois os ligamentos que deveriam segurar a articulação, por estarem muito danificados, não conseguem conter o movimento articular. Podemos observar também o aparecimento de um hematoma (foto) 24 horas após o início do entorse.

É importante saber que quão mais sério for o entorse, mais os sintomas aumentarão.

Diagnóstico

O diagnóstico dos entorses consiste em:

Um exame clínico

Radiografias

É importante consultar um médico em caso de entorse grave.

Tratamento

O tratamento dos entorses benigno geralmente consiste em:

Na aplicação de compressas de gelo, que devem ser feitas o mais rápido possível (mais informações em "aplicação de gelo em caso de entorse")

Compressão

Colocar uma bandagem, um esparadrapo (strapping, feito pelo médico), um gesso ou uma atadura durante 2 a 3 semanas, isso ajuda a impedir o inchaço. É o médico que irá decidir qual a melhor solução para imobilizar bem a articulação e ajudar na reconstrução dos ligamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com