TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Litosfera

Por:   •  4/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

LITOSFERA: A litosfera é a camada da terra que forma a superfície sólida. Ela é a camada mais fina do planeta, uma espécie de casca de nosso planeta. A litosfera tem uma profundidade que pode chegar de 5 á 100 km, sendo assim 2,4% do raio do globo terrestre.

Abaixo da nossa Litosfera encontra-se a astenosfera, caracterizada por temperaturas mais elevadas. Ao contrário dessa camada, a litosfera tem uma temperatura mais baixa pois está mais distante do núcleo da terra.

A litosfera é composta por rochas e minerais, apesar de ser bem pequena, a litosfera demorou alguns bilhões de anos para que fosse formada e continua em constante formação até os dias de hoje.

A litosfera é nada mais e nada menos do que aquilo que conhecemos como as placas tectônicas. O contato de duas placas tectônicas ou das diferentes partes da litosfera pode provocar terremotos, vulcanismos e alteração do solo.

Ou seja, a litosfera é toda aquela parte onde habitamos, onde construímos nossas sociedades, plantamos nossos alimentos e fazemos a nossa economia. Ela é composta pelo solo, rochas e formas de relevo.

PROBLEMAS CAUSADOS NA LITOSFERA PELO HOMEM: A erosão é um exemplo de problema que o homem pode ocasionar na litosfera já que a mesma é constituída pelo solo, a erosão do solo acaba ocorrendo quando o homem destrói florestas para o uso agrícola e deixa assim o solo exposto, uma erosão severa pode vir a ocasionar a desertificação.

[pic 1]

Erosão causada pelo homem.

Mas não só a erosão é um problema causado pelo homem em relação ao solo, o homem através de suas tecnologias consegue desviar rios, retirar montanhas, desviar o curso dos rios, modificarem o relevo do campo e da cidade, construir túneis e muitas outras coisas que ocasionam a alternância da litosfera em relação aos relevos.

Nas rochas o homem também conseguiu encontrar uma forma para que mudassem o que á natureza preparou para nós. Um grande exemplo são as rochas que são implodidas em grandes mineradoras para o aproveitamento em áreas da construção civil, metalúrgica e outras áreas onde se é usado rochas e minérios retirados das mesmas.

Um processo que trouxe a economia mundial por muito tempo e acabou causando grande desgaste da litosfera é a mineração, durante muito tempo o nosso próprio Brasil sofreu com a mineração atrás do ouro, prata e diamantes.

 [pic 2]

Uma das maiores mineradoras do planeta.

A geleira também vem sofrendo e causando alternância na litosfera terrestre, pois graças ao aquecimento global, geleiras vem causando a erosão glacial, quando ocorrem as avalanches e o desprendimento de rochas, assim alterando o relevo do local.

http://biopibidufsj.blogspot.com.br/2010/04/interferencia-humana-no-planeta.html

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/litosfera.htm

http://escolakids.uol.com.br/sistema-terrestre.htm

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/formacao-transformacao-relevo.htm

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agentes-formacao-relevo.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (85.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com