TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre a litosfera

Por:   •  12/3/2018  •  Resenha  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

A litosfera se origina da palavra grega lithos que significa pedra, dando como referencia a camada externa do planeta a parte em que é constituída por rocha e solos. Esse solo tem três fases: gasosa, solida e liquida, na qual suas proporções são relativas em cada solo. Mas de forma generalizada um solo tem um percentual ótimo para plantio de plantas, assim sendo 50% de fase sólida, 25% de liquida e 25% de fase gasosa. Seus componentes principais são os mineral, orgânica, liquida e gasosa, que sempre estão homogêneos.

Na fase sólida os minerais, este que representa quase todo os solido, estão desagregados das rochas, assim tendo proporção bem menor. São formados de substâncias provenientes de plantas e animais mortos.

Na fase liquida e gasosa mais representada como solução do solo, que só recebe esse nome por causa de uma solução de eletrolítico quase em equilíbrio. Características principais do conceito de solução do solo: são constitui uma intensidade maior no auxilio de nutrientes para a espécie vegetal do solo, meio maior de processo químico e biológico que ocorre no solo e principal meio de transporte de nutrientes do solo.

Hoje os solos são classificados em cinco tipos: latossolos, argilosos, gleissolos, neossolos e neossolos regoliticos. O latossolos são formação de lavagens alcalina em regiões quente e úmida. Os solos argilosos são feitos sob o processo de lavagens acidas sobre material de origem arenosa e ocorre em regiões úmidas e florestas. Os gleissolos são formados sob o excesso de agua. Os solos neossolos são solos que estão poucos desenvolvidos e sua espessura e pequena. E também os solos neossolos regoliticos se caracteriza por serem solos de profundezas.

A propriedade físico-química dos solos se varia conforme a superfície especifica e a reatividade apresentada pela fração de argila que é constituída por minerais e sempre é minúscula. De modo geral as características se forma a partir de certas propriedades estruturais da fase dispersas.

O conceito de fertilidade do solo está ligado aos vários fluxos de matéria e energia no ambiente, que pode ocorrer reações químicas no solo e na água com os reagentes ali presente.

O nitrogênio tem o principal papel de construir o ciclo biogeoquímico, para ajudar a contabilizar o quando de poluente foi despejado no ciclo natural e assim contabilizar todos os elementos ali presente no solo como a quantidade de composto em uma região.

No ciclo biogeoquímico vários elementos participam da decomposição, que os quais habitam os solos e são essenciais para a fertilização. Exemplo é quando se decompõe vegetais e animais e produz uma matéria gelatinosa de coloração amarela, que é importante para o fornecimento dos elementos químicos.

Algumas bactérias possuem a capacidade de fixar o nitrogênio do ar e este é o principal processo natural de fixação de nitrogênio, assim fixando o nitrogênio do ar e assim deixa os vegetais e plantas fazerem a fixação de amônia e nitrato presente no ar.

A nitrificação é a absorção de nitrogênio pelas plantas para a formação de nitrato, isso é muito importante para o meio ambiente. Quando o nitrogênio é aplicado ao solo na forma de sais de amônio, a amônia é micrologicamente oxidada pelo nitrato que assim percorrerá ate os vegetais

Pelo processo de desnitrificação, o nitrogênio fixado retorna à atmosfera como N2 gasoso:

4NO-3 + 5[CH2O] + 4H+ → 2N2 ↑ + 3CO2 ↑ +7H2O

Entretanto, a transferência de nitrogênio para a atmosfera pode também ocorrer mediante a formação de N2O a partir de nitratos e nitritos por ação de bactérias anaeróbicas.

Durante o desenvolvimento da planta ela estende suas raízes para o interior do solo formando um aglomerado de filamentos minúsculos distribuídos em várias direções constituindo, assim, a rizosfera. A produção de vegetais por área de solo é denominada produtividade. Em um sentido ecológico a produtividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (571.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com