TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microbiologia Características Gerais das Bactérias

Por:   •  21/2/2023  •  Resenha  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 5

Características gerais das bactérias

São organismos unicelulares e procariontes. Reproduzem-se por divisão binária. O material genético fica em contato com o citoplasma, disperso numa forma episomal, isso permite que o DNA seja duplicado segmento após segmento. Durante o processo de duplicação do DNA podem ocorrer rupturas, principalmente nos segmentos iniciais, formando pequenos fragmentos de material genético, chamados de plasmídeos. Os plasmídeos são a base da resistência bacteriana, pois podem conter sequencias de DNA que codificam enzimas contra antimicrobianos. Quando uma bactéria entra em contato com um antibiótico seu instinto de defesa é a divisão, pois isso aumenta a chance de ocorrer a formação de um plasmídeo de resistência. Os plasmídeos podem ser trocados entre as bactérias através de um processo chamado conjugação, que ocorre através da formação de uma estrutura chamada pili sexual. Isso assegura maior variabilidade genética e garante ampla resistência a antimicrobianos.

Além da membrana plasmática as bactérias possuem uma parede celular constituída de peptideoglicano, cuja função é garantir a proteção e manter a forma da bactéria. Algumas bactérias possuem a parede mais espessa, enquanto outras possuem a parede mais delgada. Esse fato permite diferenciá-las (a grande maioria) em dois grupos: as Gram positivas e as Gram negativas.

Técnica de Gram:

• Uma alçada da colônia é colocada sobre uma lâmina de vidro.

• Adiciona-se uma gota de água e fixa na chama do bico de Bunsen.

• Cobre-se a lâmina com violeta genciana por 1 minuto. O excesso é retirado com água destilada.

• Cobre-se a lâmina com lugol (fixador) por 1 minuto. Retira-se o excesso com água destilada.

• Cobre-se a lâmina com álcool-acetona por 40 segundos. O escesso é retirado com água.

• Cobre-se a lâmina com fucsina por 45 seguntos. Lava-se a lâmina e a seca.

• Feita a leitura em microscópio óptico em imersão.

A técnica de Gram visa corar a camada de peptideoglicano das bactérias. As que possuem camada mais espessa se coram com o violeta genciana. Como possuem mais camadas o álcool-acetona não retira o corante, mantendo-as coradas de violeta (Gram positivas). As que posuuem camadas mais delgadas perdem a coloração quando adicionado o álcool-acetona, sendo coradas posteriormente de vermelho pela fucsina (Gram negativas).

A membrana citoplasmática mantém a troca de substancias entre o meio interno e o meio externo, de forma passiva, sendo, portanto, semi-permeável.

Em seu citoplasma possuem grânulos de reserva e ribossomos.

Apresentam três grupos de proteínas em sua estrutura: proteínas O (membrana e parede celular), proteínas H (flagelos) e proteínas K (Cápsula).

Algumas bactérias possuem estruturas alternativas como flagelos, cápsulas e endosporos. Os flagelos servem para a locomoção e impulsão. Podem ser monotríquios (um flagelo em um polo da célula), anfitríquios (um flagelo em cada polo), lofotríquios (vários flagelos em um polo) ou peritríquios (vários flagelos por toda membrana celular)

A cápsula é uma estrutura mucóide mais externa, que possui a função de resistência à fagocitose e à fixação do complemento.

O endósporo é uma estrutura de resistência, produzido em situações de adversidade. No processo de formação dessa estrutura os elementos essenciais são atraídos para um polo da célula, incluindo parte da membrana e parede celular, que são revestidos por uma camada de dipicolinato de cálcio. Essas bactérias são chamadas de esporuladas.

Meios de cultura

São classificados em sua composição em meios simples e complexos.

Os meios simples são formulados com determinados elementos em que a composição e quantidade são conhecidas (exemplo, ágar nutriente).

Os meios complexos são altamente nutritivos, porém não se pode determinar a concentração de cada elemento nutritivo (exemplo, o ágar sangue)

De acordo com a propriedade podem ser classificados em seletivos e diferenciais. Os meios seletivos possuem um elemento que favorece o crescimento de determinado microrganismo ou um grupo de microrganismos (exemplo, o ágar MacConkey favorece o crescimento de enterobactérias). Os meios diferenciais possuem substâncias que permitem a análise de determinada enzima produzida por um microrganismo (testes bioquímicos).

De acordo com a consistência podem ser: sólidos, usados para o isolamento bacteriano; semi-sólidos, usados para teste de motilidade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com