TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DARWINISTA SOBRE A EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

Por:   •  6/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIA DARWINISTA SOBRE A EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

De acordo com esta, a evolução dos seres vivos foi originada de um ancestral comum, herdando pequenas modificações, que, a partir da seleção natural, se perpetuariam ou não. Ou seja, as espécies animais e vegetais são mutáveis.

Darwin publicou “A Origem das Espécies” em 1859, onde o cientista observou que, dentro de uma espécie, os indivíduos diferem uns dos outros, existindo, portanto, uma luta pela sobrevivência. Os mais bem adaptados são os que deixam maior número de descendentes.

 


CONTESTAÇÃO SOBRE A TEORIA DARWINISTA

Eva Jablonka e Marion J. Lamb desafiam a teoria em seu livro, Evolução em quatro dimensões. Elas propõem que a evolução de fato não acontece em uma dimensão como previam Darwin, mas em quatro. E, afirmam que as características adquiridas em vida podem ser transmitidas aos descendentes em três delas. As dimensões seriam: genética, epigenética, herança simbólica e comportamental. 

Exemplificando isso com irmãos gêmeos idênticos, onde alegam que se a primeira dimensão da evolução, a genética, fosse a única, ambos teriam as mesmas chances de prosperar e passar adiante suas heranças genéticas idênticas aos seus filhos. No entanto, não é incomum encontrar gêmeos idênticos que desenvolvem características diferente, como doenças, incluindo a partir desse momento as outras dimensões.

A dimensão epigenética aplica-se como uma extra informação genética que com ajuda de modificações de cromatina e DNA ajudam ou inibem determinado genes, a herança simbólica se dá pela hereditariedade dos costumes e a herança comportamental, como o próprio nome já diz, aplica-se ao que é adquirido através do comportamento de cada um.

Eva e Marion acreditam que está em tempo de superar a visão do darwinismo centrada nos genes - e que há muito mais na evolução do que acaso e mutações genéticas.


CONCLUSÃO INDIVIDUAL

GEOVANNA: Pode-se observar que a teoria Darwinista se baseia principalmente na seleção natural dos seres onde os mais aptos as situações sobrevivem, tomando como fundamentos evolucionistas desses seres as suas mutações e combinações gênicas. Entretanto, é possível observar que Darwin acaba por ignorar alguns conceitos que foram citados no livro “Evolução em quatro dimensões” e que ao serem observados, fazem parte do quadro de evolução dos seres, principalmente a herança comportamental. Além disso segundo a teoria de Darwin as guerras, a fome e a morte causaram o aparecimento dos animais mais elevados, no entanto os evolucionistas estão preocupados com a fome e a morte de espécies hoje, demonstrando que tal teoria apresenta falhas quando relacionada a atualidade.

KIANE: Darwin mostrou que a seleção natural tende a modificar as características dos indivíduos ao longo das gerações, podendo gerar o aparecimento de novas espécies. A partir disso pode-se estudar sob o aspecto evolutivo todo o parentesco entre os seres vivos da Terra. Os seres vivos se transformam ao longo dos séculos. O ambiente seleciona os seres que nele vivem. Indivíduos de uma determinada espécie, que possuam características favoráveis, tendem a sobreviver e deixar descendentes férteis, enquanto outros que não tem essas características tendem a ser eliminados, pois terão menores chances. As mutações e a reprodução sexuada, por exemplo, podem alterar as suas características; estas podem ser transmitidas de geração a geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com