TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Toxoplasmose é uma protozoonose de distribuição mundial.

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

E.E RUI BLOEM

Seminário de Biologia

Toxoplasmose

Nomes                                        N°                                Série: 3°J

São Paulo 2012

Sumario

Introdução ........................................................................................................ 3

  1. Toxoplasmose........................................................................................ 4
  2. Reprodução............................................................................................ 4
  3. Transmissão........................................................................................... 5
  1. Cistos............................................................................................ 5
  1. Sinais e Sintomas.................................................................................. 6
  2. Diagnosticos........................................................................................... 6
  3. Cuidados................................................................................................. 7
  4. Conclusão do grupo.............................................................................. 7
  5. Referencias............................................................................................. 8  

Introdução

A toxoplasmose é uma protozoonose de distribuição mundial. É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínoscaprinosaves, animais silvestres, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinossuínoscabras, etc.). Acarreta abortos e nascimento de fetos mal formados.

Toxoplasma gondii possui três formas infectantes em seu ciclo de vida: oocisto, bradizoítos contidos em cistos e taquizoítos.

gato e outros felinos, que são os hospedeiros definitivos, estão relacionados com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença, uma vez que somente neles ocorre a reprodução sexuada dos parasitos. Eles ingerem os cistos que estão nos tecidos dos animais homeotérmicos, principalmente dos ratos e pássaros. Após essa ingestão passam a eliminar nas fezes por um período em média de quinze dias os oocistos não esporulados, sendo que provavelmente esta será a unica vez durante a vida que esse gato irá eliminar os oocistos não esporulados. No ambiente, através de condições ideais de temperatura, pressão, oxigenação e umidade os oocistos levam de 1 a 5 dias para se esporular e se tornar infectante.

  1. Toxoplasmose

[pic 1]A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo Toxoplasma gondii,protozoário que pode se manifestar de forma assintomática na maioria dos casos, até mesmo sem causar nenhum dano, caso o hospedeiro não esteja com seu sistema imunitário comprometido.
    Este micro-organismo é parasita intracelular, principalmente de células do sistema nervoso e muscular de animais endotérmicos - inclusive cães, gatos, coelhos, lebres, aves, suínos, gados, ratos e cobaias. Existe em todo o mundo, mais de metade da população, mesmo em países desenvolvidos, tem 
anticorpos específicos contra o parasita, o que significa que está ou já esteve infectada.

  1. Reprodução

Assume diferentes formas em diferentes estágios do seu ciclo. O ciclo inicia-se pela ingestão de cistos presentes em carne. A parede do cisto é dissolvida por enzimas proteolíticas do estômago e intestino delgado, o parasita liberado do cisto, penetra nos enterócitos do animal e replica-se assexuadamente dando origem a várias gerações de Toxoplasma através da reprodução assexuada. Sua reprodução assexuada, da origem a zoítos que, após sucessivas divisões, se tornam merozoítos, infectando novas células, inclusive as de defesa; ou sexuada, no intestino do hospedeiro, dando origem aos oocistos. Oocistos podem ser eliminados no ambiente pelas fezes, podendo infectar outros animais,inclusive os humanos. Esta última forma de reprodução ocorre, pri

  1. Transmissão

A ingestão da carne crua ou malcozida de animais infectados é outra forma de se adquirir a toxoplasmose, já que estes possuem em seus músculos formas residuais infectantes do parasita, ingestão de água e alimentos contaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros felídeos.  A ingestão de leite cru contendo taquizoítos do parasito , cabra tem de se infectar durante a lactação para que exista a possibilidade de passagem de taquizoítos para o leite.
    Pode ser transmitida do pai para o filho, mas não se transmite de uma pessoa para outra apesar de que já foi constatado a transmissão por transfusão sanguínea e transplante de órgãos de pessoas infectadas. Uma criança ou adulto que mexa com os dedos em material contaminado com fezes e depois leve-os à boca. Uma vez ligados a uma célula do hospedeiro, o parasito penetra na célula e forma um vacúolo parasitóforo, dentro do qual se divide. A replicação do parasito continua até que seu número no interior da célula atinja uma massa crítica que provoca a ruptura da célula, liberando parasitos que irão infectar outras células adjacentes.

     É importante que as mulheres grávidas façam o exame que detecta se elas são imunes a toxoplasmose. Se infecção se der durante a gravidez (o que ocorre em 0,5% das gestações), os parasitas podem atravessar a placenta e infectar o feto, o que pode levar a abortos e a malformações em um terço dos casos, malformações como hidrocefalia podendo também ocorrer neuropatias e oftalmopatias na criança como défices neurológicos e cegueira, mas se a infecção tiver sido antes do início da gravidez não há qualquer perigo, mesmo que existam cistos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com