TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imperialismo E Primeira Guerra Mundial

Monografias: Imperialismo E Primeira Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2012  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  1.473 Visualizações

Página 1 de 2

O Imperialismo estava ligado a dois fenômenos:

- Investimento de capital no estrangeiro

- Domínio econômico de um país sobre o outro

Os países imperialistas colonizaram vastas regiões na África e na Ásia e justificaram as suas ações baseadas no racismo (“raça branca merece dominar as demais”), etnocentrismo (“brancos civilizados levam progresso aos povos primitivos”), darwinismo (“nações mais fortes sobrevivem e mais fracas, não”).

Tanto alemães quanto ingleses não queriam competir no mercado e para acabar de vez com a concorrência, seus governos decidiram que uma guerra seria muito bem-vinda.

Francisco Ferdinando foi assassinado e esse fato é considerado a causa imediata da Primeira Guerra.

A Alemanha e a Itália eram imperialistas, queriam e precisavam de colônias, para isso precisariam tomar as colônias de outros países, já que não havia mais quase locais para serem dominados

As fortes imposições do Tratado de Versalhes à Alemanha, fez nascer neste país um sentimento de revanchismo e revolta entre a população. A indenização absurda enterrou de vez a economia alemã, já abalada pela guerra.

A vitória da Tríplice Entente nos conflitos da Primeira Guerra (1914 – 1918) estipulou os acordos a serem assinados pelas nações derrotadas. A Alemanha, considerada a principal culpada pelos conflitos, foi obrigada a aceitar as imposições do Tratado de Versalhes

o contrário de assegurar a paz, o Tratado de Versalhes foi visto como a grande motivação para uma Segunda Guerra Mundial. Seu caráter visivelmente punitivo alimentou o sentimento revanchista que abriu espaço para a ascensão dos estados nazi-fascistas na Europa.

A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes.

A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro.

A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.

Somente após a invenção da metralhadora e o aperfeiçoamento das armas é que se começou a praticar a guerra de trincheiras. Antes da invenção dessas armas de repetição rápida, totalmente nova nos campos de batalha, se aplicava a tática da guerra de movimentos.

As trincheiras impunham aos soldados condições de vida extremas, onde tinham que se submeter à insalubridade e o desconforto das valas que separavam os exércitos inimigos.

Retomando o contexto político do século XIX, vemos que as nações que se industrializaram tardiamente (como Itália e Alemanha) tinham amplo interesse em buscar zonas de dominação do espaço afro-asiático, já dominado por outros países como Inglaterra e França. Dessa forma, a disputa por essas terras acabou contribuindo para que as relações diplomáticas entre essas nações se agravassem até que a guerra se transformasse na única solução possível ao choque de interesses desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com