TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A concentração de gás carbônico

Artigo: A concentração de gás carbônico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 3

A fotossíntese é o mecanismo pelo qual as plantas clorofiladas produzem compostos orgânicos a partir de gás carbônico, água e energia luminosa. Esse fenômeno fotobiológico pode ser considerado o mais importante dentre os que ocorrem no mundo vivo, uma vez que os compostos orgânicos sintetizados tornam-se aproveitáveis como fonte de energia tanto para as próprias plantas como para os animais. As plantas clorofiladas constituem, portanto, as fábricas de alimento do mundo. Além disso, é graças ao mecanismo de fotossíntese que a taxa de gás carbônico e oxigênio na atmosfera se mantém praticamente constante.

As folhas são os órgãos-sede da fotossíntese; esse processo pode ser resumido pela seguinte equação geral:

Vários são os fatores que podem influenciar na velocidade da fotossíntese. Esses fatores podem ser externos (disponibilidade de gás carbônico, luz, etc.) ou internos ( grau de abertura dos estômatos, teor de clorofila, etc.).

A concentração de gás carbônico

A atmosfera contém cerca de 0,03% de gás carbônico. Considera-se que essa taxa constitui um fator limitante da fotossíntese, principalmente em plantas terrestres, uma vez que se encontra muito aquém do requerido por elas.

Mantendo-se como único fator variável a taxa de CO2 , verifica-se experimentalmente que a velocidade da fotossíntese é baixa quando a disponibilidade de CO2 também baixa. Isso acontece , uma vez que o CO2 é fonte de carbono para a produção de matéria orgânica. À medida que aumenta a concentração de CO2, aumenta a taxa de fotossíntese - mas apenas até certo ponto. Dizemos, então, que a planta se encontra saturada de CO2, e um aumento na quantidade desse gás não afetará a velocidade do processo.

A influência da luz

Na Fotossíntese a luz é fonte de energia para a formação de ATP e NADPH2, substâncias que participam ativamente da converção do CO2 em compostos orgânicos. Por isso, quando a disponibilidade de luz é baixa, a taxa de fotossíntese é muito pequena; aumentando a intensidade da luz, observa-se um aumento da velocidade fotossíntetizante, até a planta encontrar-se luminicamente saturada.

A influência da temperatura

A temperatura é especialmente importante na fotossíntese , pela influência que exerce na atividade do equipamente enzimático que atua nesse fenômeno bioquímico. Assim, a velocidade de fotossíntese é máxima numa faixa térmica entre 30?C e 40?C. Em temperaturas muito baixas , a taxa de fotossíntese é pequena porque as enzimas acham-se pouco ativas; e , em temperaturas muito altas, a fotossíntese pode ser anulada devido à desnaturação enzimática.

O ponto de compensação

O ponto de compensação luminoso corresponde à taxa de luz em que a atividade fotossintetizante é igual à atividade respiratória. Isso significa que nesse ponto, a planta consome na respiração um quantidade de O2 equivalente à produzida na fotossíntese; ou que consome na fotossíntetizante uma quantidade de CO2 equivalente à liberada pela respiração.

Uma fonte se encontra-se acima do ponto de compensação quando a intensidade luminosa é tal que a fotossintese supera a respiração; por outro lado, a planta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com