TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TERCEIRO CICLO SISTÊMICO DE ACUMULAÇÃO (BRIT NICO)

Por:   •  23/5/2019  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

O TERCEIRO CICLO SISTÊMICO DE ACUMULAÇÃO (BRIT NICO)

Assim que começou a fenecer o sistema financeiro holandês, Londres rapidamente ganhou espaço e venceu a luta contra a França pelo comércio extra-europeu. A Grã-Bretanha conquistou créditos quase ilimitados e multiplicaram os gastos públicos em mais de cinco vezes, que possibilitou expandir grandemente a indústria de bens de capital.

A mecanização aumentou a capacidade e variedade de bens de produção, que resultou na tentativa de as empresas entrarem em novos mercados. No início da década de 1840, viu-se o declínio rápido de lucros no mercado interno. Mas, quando o comércio britânico foi aberto unilateralmente, houve a possibilidade de expansão no comércio, já que surgiu uma demanda crescente mundial de organizações governamentais e empresariais. Como resultado, acelerou-se a velocidade com que o capital monetário era convertido em mercadoria de tal forma que o resultado foi a globalização mundial capitalista.

A partir do momento que Londres se tornou o mercado monetário central da economia mundial, ocorreu entrada significativas de capital excedente em busca de investimento. Assim o autor ressalta que a Grande Depressão de 1873-96 não desmoronou o sistema econômico porque a economia mundial expandia-se tão rápido a ponto de ser possível manter os lucros.

Arrighi ressalta que a escala de lutas, que marcou o fim da expansão do comercio mundial, não se tornaram guerras como as anteriores por dois grandes motivos: além do poder britânico está em seu auge, ele foi complementado com a consolidação da Grã-Bretanha na índia; por fim, a abertura unilateral do comércio britânico ligou o comércio mundial a Grã-Bretanha. Também, na segunda metade do século XIX, as exportações britânicas expandiram juntamente com as redes bancárias.

As empresas tiveram rendimentos e lucros tão altos e veloz que decidiram manter líquido parte do seu capital para deixar que a City, através dos bancos investissem onde o rendimento fosse maior e mais seguro. O autor observa que, para as empresas, não valia a pena reinvestir no seu próprio ramo ou em novos setores devido a concorrência excessiva e baixa vantagem comparativa. Esse moderno sistema monetário não era novidade já que foi semelhante ao sistema monetário genovês.

Arrighi analisa as relação entre paz/guerra e inflação/deflação: na época em que Espanha tentou implementar um domínio imperialista na Europa, houve taxa altíssima na inflação; por outro lado, a paz de Cem Anos da Grã-Bretanha explica a grande deflação no período. Além disso, o autor afirma que a logística de preços não pode ser considerado um indicador válido para explicar o Ciclo sistêmico de acumulação.

Por fim, a “bela época” de 1896-1914 não foi benéfica para a classe trabalhadora, já que restringiu-se a uma minoria e, ainda assim, teve rápida duração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com