TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrutura da célula da planta

Artigo: A estrutura da célula da planta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Artigo  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

As células vegetais são eucariontes, isto é, possuem um núcleo delimitado por um sistema de membranas (a membrana nuclear ou carioteca), nitidamente separado do citoplasma. Têm um rico sistema de membranas que formam numerosos compartimentos, separando entre si os diversos processos metabólicos que ocorrem na célula.As células vegetais possuem diversas semelhanças com as células animais, tanto na sua estrutura molecular de membranas como diversas organelas presentes. A replicação do DNA, a transcrição em RNA, toda a síntese protéica e a energia proveniente das mitocôndrias.

A parede celular é rica em polissacarídeos e faz importante papel impedindo a mobilidade das células, ajuda na aderência e aglutinação celular, influi no crescimento, nutrição, reprodução e defesa das células.A parede celular também a protege contra efeitos da baixa pressão osmótica externa. Ela pode ser considerada o esqueleto da célula.Existem dois tipos de parede celular:

- Parede celular primária – constituída de celulose, hemicelulose, pectinas e proteínas. Essa parede é depositada enquanto a célula ainda está aumentando de tamanho. Elas possuem a capacidade de diferenciar-se em novos tipos de células, ela está envolvida nos processos metabólicos, como fotossíntese e respiração celular.

- Parede celular secundária – constituída de celulose, hemicelulose e lignina.A parede secundária é depositada após a parede primária ter cessado seu crescimento e ela é bem mais espessa.

Elas se originam de tecidos especializados denominados meristemas e o principal composto da parede celular é a celulose, que é formada por diversas moléculas de glicose. A celulose é o polissacarídeo mais abundante, e a interação de 30 a 70 essas cadeias geram as microfibrilas

A interação dessas células são feitas através de sinais químicos e comunicações intercelulares, processadas através de canais cilíndricos que atravessam as células, denominados plasmodesmos. Eles são muito abundantes muitas vezes são encontrados ao longo de toda a parede, e quando ficam agregados formam os campos de pontoações primários. Quando a parede secundária é formada origina-se a pontoação secundária.

Os plastos das plantas são constituídos por uma membrana dupla e contem um genoma próprio. Existem 3 três grandes grupos de plastos: cromoplastos, leucoplastos e cloroplastos.

Os plastos podem passar de um tipo para o outro dependendo das condições ambientais ou fisiológicas.

Os cromoplastos são portadores de pigmentos carotenóides que dão cores amarela, alaranjada e vermelha.

Os leucoplastos não possuem pigmento e perderam o sistema de membranas internas e a sua função é de armazenagem, de amido, óleos e proteínas.

Os cloroplastos possuem sítios de fotossíntese e estão presentes os pigmentos:clorofila e caratenóides.Ocorrem em todas as partes verdes das plantas. São eles que permitem que na presença de luz, as células removam carbono do dióxido de carbono do ar liberando o oxigênio da célula.

Possuem DNA próprio e circular e são considerados importantíssimas fontes de suprimentos alimentar e energia.

No interior dos cloroplastos existe uma matriz denominada estroma, ricas em enzimas e que são responsáveis pelas reações da fase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com