TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens E Limitações Da Estrutura Funcional

Monografias: Vantagens E Limitações Da Estrutura Funcional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2012  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  7.843 Visualizações

Página 1 de 5

Apresente as características, vantagens e limitações da estrutura funcional.

A departamentalização funcional tem por características departamentos criados que são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

Os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humano. Este tipo de departamentalização e mais comum nas organizações.

Vantagens

.Tem por objetivos incentivar á especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.

.Acontece uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.

.Há uma melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.

Desvantagens

.Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

A estrutura funcional pode ser muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, como um número maior de níveis hierárquicos.

Apresente as características, vantagens e limitações da estrutura por produto/serviço.

A departamentalização por produtos tem uma característica, pois divide a estrutura organizacional em unidades na base de produtos, projetos ou programas devolvidos pela a organização que apresentam um ciclo de vida longo,como no caso das indústrias automobilísticas .

Vantagens de departamentalização por produtos/serviços:

.Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto ou serviços .Facilidade a coordenação interdepartamental

.Facilita a inovação.

.Indicada para circunstâncias externas e mutáveis.

.Permite flexibilidade

Desvantagens:

.Duplicação de recursos e de esforços.

.Risco de obsolescência técnica.

.É contraindicado para circunstâncias externas estáveis.

.Também é contraindicado para empresas com poucos produtos.

Apresente as características, vantagens e limitações da estrutura territorial.

As características departamentalização territorial são:

.Cada departamento ou divisão em um território.

.A organização territorial está predominantemente voltada para o seu ambiente territorial.

Vantagens

.Há melhorias na qualidade e facilidade de inovações, já que a concentração é um único produto ou serviço, pois melhor ou até mesmo mais inovação comparando-se a um departamento que produz diversos produtos.

.As decisões tomadas são mais independentes e pode-se responder melhor aos requisitos e necessidades de cada cliente. A administração torna-se cada vez mais ampla e assim gerando oportunidade de promoções de promoções dentro da organização.

.Permite uma flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conformes as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo.O foco desse tipo de estrutura é predominante sobre a sua estrutura organizacional interna.

Desvantagens

.Tem elevados custos operacionais em situações que existe estabilidade ambiental e em organizações com poucos produtos ou linhas de reduzidas de produtos.

.Há uma redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitações no mercado de trabalho.

.Tem uma demora no reconhecimento de melhorias, modificações ou eliminações de produtos ou serviços, pois cada departamento é responsável pela defesa de seus produtos ou serviços e de seus próprios objetivos divisionais.

Apresente as características, vantagens e limitações da estrutura por clientela.

Características da estrutura por clientela:

.Idade

.Sexo

.Nível socioeconômico

.Tipo de consumidor.

Vantagens

.Permite á organização concentrar seus conhecimentos e habilidades sobre as necessidades e aos requisitos de cada cliente.

.Quando há uma satisfação do cliente é o aspecto critico da organização. Podemos citar que a departamentalização por cliente tem um aspecto de abordagem mais extrovertida da organização, mas preocupada com o cliente do que consigo mesmo.

.Quando se tem um negócio que depende de produtos ou serviços que variam conforme o tipo ou tamanho do cliente. O cliente é muito importante do que os produtos ou serviços e que os produtos ou serviços e que deveram ser adaptados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com