TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A fotossíntese é o mecanismo pelo quais as plantas clorofiladas

Por:   •  17/2/2017  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A fotossíntese é o mecanismo pelo quais as plantas clorofiladas produzem compostos orgânicos a partir de gás carbônico, água e energia luminosa. Esse fenômeno fotobiológico pode ser considerado o mais importante dentre os que ocorrem no mundo vivo, uma vez que os compostos orgânicos sintetizados tornam-se aproveitáveis como fonte de energia tanto para as próprias plantas como para os animais. As plantas clorofiladas constituem, portanto, as fábricas de alimento do mundo. Além disso, é graças ao mecanismo de fotossíntese que a taxa de gás carbônico e oxigênio na atmosfera se mantém praticamente constante.

É um processo nutritivo fundamental dos vegetais, ocorrendo também nas algas e em muitas bactérias. Consiste basicamente na produção se substancia orgânica (carboidratos) a partir de CO2, H2O e energia solar formando glicose O2 e energia conforme representa a equação.

luz

6CO2+6H2O __________C6H2+O2

Glicose

As clorofilas A e B presentes nos cloroplastos dos parênquimas das folhas, são os pigmentos responsáveis pela captação da energia da luz solar.

Possui pigmentos anexos como: clorofila C carotenóides (vermelha, laranja e amarela).

OBJETIVO

1-Extrair dois pigmentos fotossintetizantes Clorofila e Xantofila.

2- Relacionar estes pigmentos ao processo fotossintético.

3- Recolher a importância da Clorofila para absorção de luz.

MATERIAL

-Folha de diferentes vegetais -Funil

-Álcool -Almofariz com pistilo

-Éter -Béquer

-Algodão -Tubo de ensaio

-Pepita

PROCEDIMENTOS

Primeiramente pegamos uma folha grande de um vegetal colocamos no almofariz com 46% de álcool e amassamos até obter o pigmento.

OBS: O álcool tem a função de puxar o pigmento da folha do vegetal.

Depois pegamos um pedaço de algodão colocamos em um funil e extraímos um liquido esverdeado denominado extrato de Clorofila e colocamos no béquer. Após pegamos o extrato da clorofila e colocamos em um tubo de ensaio e adicionamos éter ao extrato de clorofila e deixamos o tubo de ensaio descansar durante alguns minutos.

Quando adicionamos o éter o extrato de clorofila se divide em duas fases, a clorofila é mais densa e mais escura fica por baixo, a e a xantofila que é menos densa e mais clara fica em cima.

Após de fazer está experiência, fizemos a mesma coisa com uma folha de boldo, depois dos procedimentos obtivemos três fases diferentes a clorofila, xantofila e provavelmente clorofila B ou C.

Quando a folha esta amarela a folha esta em um processo de morte, ela possui naus xantofila e pouca clorofila diferente de outras folhas, pois a célula desta folha esta em processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com