TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÁGUA E PROTEÍNAS

Por:   •  27/4/2018  •  Seminário  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ

CYNTHIA HELENA DE ASSIS BATISTA

GIUSEPPE ARMANDO CORRÊA DIAS

JOSÉ ADRIANO LOURO DE OLIVEIRA

LUANA CRISTINA PEREIRA BARBOSA

VICTÓRIO AUGUSTO DO CARMO COSTA

ÁGUA E PROTEÍNAS

MACAPÁ

2017

CYNTHIA HELENA DE ASSIS BATISTA

GIUSEPPE ARMANDO CORRÊA DIAS

JOSÉ ADRIANO LOURO DE OLIVEIRA

LUANA CRISTINA PEREIRA BARBOSA

VICTÓRIO AUGUSTO DO CARMO COSTA

ÁGUA E PROTEÍNAS

Trabalho apresentado a disciplina de Biologia do 1º ano do curso de Química do Campus Macapá, do Instituto Federal do Amapá, como requisito parcial para a avaliação do 1º bimestre letivo.

MACAPÁ

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 DESENVOLVIMENTO        3

2.1 ÁGUA:        3

2.2 Proteínas:        3

REFERÊNCIAS        4


  1. 1 INTRODUÇÃO

        A água e a proteína são as substâncias inorgânica e orgânica em maior abundancia na célula. Ambas têm funções extremamente importantes para o organismo. A água faz-se presente em mais de 60% da célula e a proteínas de 10% a 20% da célula.

        A água encarrega-se do transporte de substâncias, do funcionamento das reações químicas através da facilitação que uma substância tem de ligar-se a outra substância em meio aquoso e regulando a temperatura corporal à temperatura ambiente para que as reações químicas ocorram de forma correta.

        E, as proteínas participam do suporte mecânico e dos mecanismos de defesa, transmitem impulsos nervosos, atuam como transportadoras, catalizadoras e armazenadoras de outras moléculas, comandam o crescimento e diferenciação, e geram fluidez.

        As proteínas são polímeros formados por apenas 20 tipos de aminoácidos diferentes. E como as proteínas são constituídas por centenas de aminoácidos, se considerarmos formações hipotéticas das proteínas, podemos conseguir  substâncias diferentes.[pic 2]

  1. 2 DESENVOLVIMENTO
  1. 2.1 ÁGUA:

        A água é a substância em maior porcentagem no corpo celular, constituindo mais de 60% da célula. Ela tem três funções primárias, a de facilitar as reações químicas necessárias para o desenvolvimento das funções da célula, bem como regularizar a temperatura corporal (utilizar as glândulas sudoríparas para regularizar o calor) para melhor funcionamento das reações químicas e transportar elementos químicos para a célula (o transporte de dos monossacarídeos para dentro da célula).

        De acordo com a capacidade de dissolução de uma substância na água, as substâncias são divididas em dois, hidrofílicas, as que dissolvem-se na água, e hidrofóbicas, as que não dissolvem-se na água.

  1. 2.2 Proteínas:

        Sendo a substância orgânica em maior abundância, as proteínas contém de 10% a 20% da massa celular, elas compõem a parede celular. As mesmas podem desempenhar múltiplas funcionalidades, estruturais e dinâmicas, constituir as estruturas de sustentação, o citoesqueleto, transportar moléculas diferentes (transporte de oxigênio por hemoglobina), participar dos sistema imunológico (combate a infecções bacterianas e virais), do controle metabólico, ser responsável pelos mecanismos de contração (actina e miosina são importantes proteínas que são responsáveis pela contração muscular) e participar da maioria dos processos biológicos (por uma parcela das proteínas serem enzimas, catalizadores de diversas reações químicas ocorrentes nos seres).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com