TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 Grandes Temas

Pesquisas Acadêmicas: AD2 Grandes Temas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

2ª Avaliação a Distância

Disciplina: Grandes Temas em Biologia

Aluna: Élsie Gouvêa Matrícula: 13111020195

Pólo: Macaé

1ª Questão:

No caso da evolução dos seres vivos, há dois aspectos a serem colocados: um que a evolução ocorreu e outro diz respeito ao processo como ocorreu. Em sua Teoria da Evolução Darwin apresentou um mecanismo plausível para explicar a modificação das espécies, a seleção natural, ideia extraída das bases filosóficas predominantes na Inglaterra em plena Revolução Industrial. Mas foi depois de ler “ Um ensaio sobre o princípio da população” de Thomas Malthus, que continha ideias sobre a relação entre crescimento populacional e recursos alimentares que ele teve a inspiração que faltava para construir sua teoria.

2ª Questão:

Falsa, existem duas outras fontes de criação de variabilidade genética: a segregação independente dos cromossomos na meiose e a permuta gênica que ocorre na interfase de praticamente todas as divisões na meiose.

3ª Questão:

São consideradas raça porque apesar das diferenças genéticas, não são isolados reprodutivamente. Há fluxo gênico. Uma raça é simplesmente uma subespécie que não passou por uma descrição formal, mas nos fundamentos são coisas iguais.

Quando se classifica uma espécie em duas ou mais raças, aumenta nosso conhecimento, pois sabemos que a espécie é politípica.

A questão só se complica em relação em quantas são as raças do Homo Sapiens, pois existem varias respostas e questionamentos que seria melhor não dividir nossa espécie em raças, pois nenhuma das classificações tem realmente base científica.

4ª Questão:

Seria na de floresta densa, já que para construção de represa seria necessário que houvesse uma extensa área de desmatamento, ocorrendo com isso a mudança do clima, já que com menos árvores, diminuiria a evapotranspiração, haveria menos chuvas e ficaria mais seco. Além disso haveria o lançamento de metano (da decomposição de material orgânico) e dióxido de carbono para a atmosfera aumentando o calor.

5ª Questão:

A doença de Minamata foi um dos desastres ecológicos mais documentados. Ocorreu no Japão em 1950. Pescadores das cidades de Minamata e Niigata que se alimentavam de peixes, foram contaminados por mercúrio. Em razão de problemas neurológicos 52 pessoas morreram vítimas da doença.

Isto ocorreu porque no ecossistema aquáticos, a circulação de metais pesados ocorre de maneira mais rápida que nos terrestres através da cadeia alimentar. As algas e demais plantas aquáticas absorvem e acumulam metais pesados, que são transferidos para os vários elos da cadeia alimentar; inicialmente os herbívoros, estes são predados pelos carnívoros que vão acumulando metais pesados na sua biomassa. Os metais pesados são muito solúveis em lipídeos. Esse fenômeno de acúmulo de metais pesados ao longo da cadeia alimentar é chamado de biomagnificação. Os metais pesados podem chegar ao homem através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com