TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMAMENTAÇÃO

Tese: AMAMENTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  Tese  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

É normal os seios de quem amamenta vazarem leite?

Quando se está amamentando, é normal que os seios fiquem vazando leite -- ou até espirrem. Mas o fato de ser um fenômeno normal não quer dizer que ele seja menos constrangedor e irritante.

Para algumas mulheres, isso nem chega a acontecer. Para outras, um dos seios sempre vaza durante a mamada -- o bebê mama em um, e o outro fica pingando leite. Isso ocorre principalmente de manhã.

O fato de sofrer com o vazamento constante de leite não tem nenhuma relação com a quantidade de leite materno que a mulher produz. Muitas mulheres que produzem bastante leite não têm nenhum tipo de vazamento. Qual é a causa de o leite vazar?

Seus seios podem vazar quando ficarem cheios demais, ou quando o leite descer por reflexo -- por exemplo quando algum outro bebê começa a chorar, quando você pensa no seu filho ou enquanto o amamenta (o seio que não está sendo usado vaza).

Há como evitar?

Não há nenhum método garantido para evitar que os vazamentos aconteçam; o melhor jeito é evitar que as mamas fiquem cheias demais, e a solução para isso é dar de mamar ao bebê ou tirar o leite.

Se você estiver produzindo bastante leite, amamente seu filho sempre que ele pedir e experimente posições diferentes para amamentar. Logo você e seu bebê chegarão a um ritmo que funcione para os dois.

Não dá para controlar o vazamento, mas dá para prevê-lo e minimizar as consequências. Se um seio sempre vaza quando o bebê mama no outro, coloque uma fralda de pano ou um absorvente para seios dentro do sutiã antes de começar a dar de mamar. Você pode usar também conchas de plástico, que podem ser esvaziadas e lavadas.

Se você tiver que ordenhar o excesso, pode armazenar o leite para quando não estiver em casa, ou até fazer doações para um banco de leite.

Ao sair, com ou sem o bebê, sempre leve na bolsa uma blusa limpa e absorventes para seios. Tente usar estampas que disfarcem um eventual vazamento de leite. Caso você sinta o leite descendo na hora errada, pode tentar cruzar os braços e se dar um abraço, pressionando o seio. Talvez funcione para conter o vazamento.

Quando o absorvente para seios ficar molhado, troque-o, para evitar a proliferação de bactérias. Tenha vários sutiãs, porque vai ser inevitável lavá-los com frequência -- eles costumam ficar com cheiro de azedo.

Por quanto tempo o leite vai vazar?

Os vazamentos são mais frequentes nas primeiras semanas de amamentação, quando seu corpo ainda está definindo a produção ideal para o bebê. Para muitas mulheres, o incômodo desaparece completamente até o bebê completar 2 meses. A mama "aprende" a só produzir leite quando o bebê for mamar.

Posso continuar amamentando normalmente?

Sim. Quanto mais você der de mamar, menos seus seios vão vazar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com