TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUTRIZ: Mulher que amamenta a criança

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

  1. Introdução.......................................................................................................4
  2. Características do período de nutriz.............................................................5
  3. Técnicas de Aleitamento.................................................................................7
  4. Composição do leite Materno.........................................................................9
    4.1 Classificação e Características do Leite Materno..................................10
  5. Definições sobre o Aleitamento Materno......................................................11
    5.1 Vantagens do Aleitamento Materno
    5.2 Contraindicações a o Aleitamento Materno............................................12
  6. Intercorrências Mamárias................................................................................13
  7. Recomendações Nutricionais para Nutriz......................................................14
  8. Discussão..........................................................................................................15
  9. Conclusão..........................................................................................................16
  10.  Referências Bibliográficas...............................................................................17
  11.  Anexo

  1. Introdução

Nutriz é a mulher que amamenta que nutre a criança quando nasce.

O aleitamento materno é fundamental na relação entre a nutriz e o recém-nascido, não apenas pelo seu aspecto alimentar, como também na formação do vínculo afetivo.Estudos correlacionam o aleitamento materno com a redução da mortalidade infantil e morbidade por infecções gastrointestinais e respiratórias.

Este processo íntimo e único na vida é condicionado pela mãe, pois esta é quem em face da própria independência, tem controle da situação. Porém existe todo um contexto que interfere em suas ações, sua forma de ver a vida e seu papel como nutriz.

Muitos fatores interferem na nutriz durante o aleitamento materno como: condição social, convivência de terceiros, cultura, questões de saúde e emocional.

A lactação é uma das maneiras mais eficientes de atender os aspectos nutricionais, imunológicos, psicológicos e o desenvolvimento da criança em seu primeiro ano de vida.


  1. Características do Período da Nutriz

A lactação é um processo complementar à gestação, com grande impacto na saúde do lactente.os fatores fisiológicos que determinam e mantêm a lactação são: estrutura anatômica do tecido mamário,alvéolos,seios lactíferos íntegros e desenvolvidos, manutenção da secreção láctea e ejeção do leite dos alvéolos para os mamilos.

Os benefícios da amamentação, já comprovados cientificamente, são muitos , tanto para o bebê, quanto para a mãe. a mulher que amamenta tem retorno ao peso pré-gestacional mais rápido e o menor sangramento uterino pós-parto.estudos investigam ainda a comprovação da diminuição do risco de câncer de colo de útero.

A fisiologia mamária pode ser dividida em três processos:

  • Mamogênese:desenvolvimento da glândula mamária
  • Lactogênese: início da lactação
  • Lactopoese:manutenção da lactação

A mamogênese depende da ação sinergética de uma série de hormônios gonodais, hipofisários, corticoadrenais, tireoidanos, placentários e pancreáticos.

Durante a gestação, observa-se aumento da glândula mamária(mulher não grávida=200g,mulheres grávidas=400 a 600g) e da sua capacidade secretora, devido à ação combinada dos hormônios acima relacionados, associados àqueles de origem placentária.

A lactogênese é a fase de produção do leite e ocorre na maioria das mulheres logo após o parto.Esse período depende basicamente de dois hormônios produzidos pela hipófise, a prolactina, que tem sua secreção aumentada logo após a expulsão da placenta e a ocitocina. A prolactina atua nas células alveolares estimulando a produção de leite e a ocitocina produz a contração dos alvéolos permitindo a expulsão do leite da mama.

Fatores que estimulam a produção de prolactina e ocitocina: sucção, presença da criança(estímulo auditivo, visual e olfático)e exercícios.

Fatores que inibem a liberação de ocitocina: estresse, ansiedade, dor, cansaço e ingestão de bebidas alcoólicas.

O colostro é o primeiro leite secretado pela glândula mamária logo após o parto, persistindo por 3 a 4 dias.  Na primeira semana a lactação está bem estabelecida.

A lactopoese é a fase de manutenção da produção de leite após o parto, nesse momento, o principal fator é a sucção.Durante o período de amamentação, o reflexo neuroendócrino, que mantém a  secreção de prolactina(sucção), também provoca a inibição da secreção de LH(hormônio luteinizante) e FSH(hormônio folículo-estimulante) e provoca o efeito contraceptivo na mulher durante a amamentação.


  1. Técnicas de Aleitamento

As dificuldades no processo da amamentação, na maioria das vezes, estão associadas a cuidados inadequados com as mamas no período gestacional e puerperal que podem ocasionar complicações nas mamas, contribuindo para o desmame precoce.

Outro aspecto que pode contribuir para o insucesso da amamentação seria a posição e pega incorretas, pois o posicionamento e a pega adequada são indispensáveis para que não ocorra o desmame precoce.

Quando o bebê pega a mama adequadamente, há uma abertura ampla da boca, ele abocanha não apenas o mamilo, mas também parte da aréola formando-se um lacre perfeito entre a boca e a mama, garantindo a formação do vácuo, indispensável para que o mamilo e a aréola se mantenham dentro da boca do bebê.

O posicionamento inadequado da boca da criança em relação ao mamilo interfere na dinâmica de sucção e extração do leite materno, podendo dificultar o esvaziamento da mama, gerar lesões mamilares, causando dor e desconforto para a mãe. É necessário que esse problema seja devidamente corrigido para não comprometer a continuidade do aleitamento.

Nesse sentido, é recomendável que a mãe seja orientada quanto à técnica de amamentação, de preferência desde o pré-natal ou logo após o parto. Não é aconselhável que a nutriz deixe a maternidade sem que pelo menos uma mamada seja criteriosamente observada, uma vez que a avaliação da mesma indica se a mãe precisa de ajuda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com