TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANESTESIA RAQUIDl ANA SUBARACNÓIDEA

Por:   •  11/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

Histórico ANESTESIA RAQUIDl ANA SUBARACNÓIDEA Em 18gá Leonard Coming descreveu a primeira anesthesia durante a realização de bloqueio paravertebral. Espinhal ao perfurar acidentaimente a dura-máter de uincã^o

Ecnica de punção Jecnica de punção Técnica de punção A agulha, ao penetrar perpendicularmente à pele, na linha Jas apófises espinhosas, atravessa o tecido celular subcutâneo. O ligamento supra-espinhoso, o ligamento interespinhoso, o ligamento amarelo, o espaço peridural, a dura-máter e aracnoide; quando a punção é feita lateralmente às apófises espinhosas atravessa-se pele, subcutâneo, massa muscular lomar, ligamento interespinhoso, ligamento amarelo, espaço dpbar, ligamento interespinhoso, ligamento amarelo, espaço peridural, dura-máter e aracnoide. 0 ponto de reparo para a*- >unção são as cristas ilíacas, que estão na altura del3’U* No espaço escolhido introduz-se a agulha apropriada em direção paralela à apófise espinhosa das vértebras lombares, atravessando todos os planos, perfurando a dura-máter e entrando no espaço subaracnóideo; retirando-se o mandril da aQu]há, o liquor flui em gotas pelo canhão no qual se conecta a seringa contendo AL( o qual é injetado em 15 segundos; o paciente a seguir é colocado na posição apropriada, conforme £ altura desejada do bloqueio anestésico. A] tu ra do bloqueio é pesquisada por meio de pinçamento ^ia pele do paciente ou pelo contato com solução de éter, alérr\ da verificação da motricidade reflexa e voluntária. Enquanto persistir o bloqueio, devem ser controlados pressão arterial, a frequência do pulso, a respiração, o nível de consciência e o grau de hidratação do paciente.

Controle da temperatura

Pelo bloqueio simpático e conseqiiente vasodilatação periférica, há diminuição da temperatura corporal. Por isso a hipotermia (< 36°C) é freqiiente, principalmente se não forem tomados cuidados em relação à manutenção da temperatura ambiente adequada.

Função endócrina

0 bloqueio dos nervos simpáticos ao ultrapassar o nível do dermátomo T10 poderá impedir a função medular da supra-renal, diminuindo a liberação de catecolaminas endógenas o contribuirá para o aparecimento de hipotensão. Também nui a resposta endócrina-metabólica ao estresse anestésico-cirúrgico, principalmente durante a realização de cirurgias infraabdominais.

Contra-indicações da anestesia subaracnóidea

Está contra-indicada, de maneira absoluta: na hipotensão grave, nos esíados de choque, na presença de convulsões, nas infecções generalizadas, septicemias e bacteremias, nassindromes hemorrágicas, na vigência do uso de anticoagulantes, infecções da pele no local da punção, em meningite, doenças do SNC e na recusa por part e do paciente. Pe maneira relativa, está contra-indicada em: hipotensões arteriais, hipovolemia, anemia leve, hipertensão moderada, deformações da coluna vertebral, extremos de idade, doenças neurológicas, cefaleia habitual, dores lombares e situações de hipersensibilidade ou de reações alérgicas aos AL

 98      

Técnica de punção

A agulha, ao penetrar perpendicularmente à pele, na linha das apófises espinhosas, atravessa o tecido celular subcutâneo, o ligamento supra-espinhoso, o ligamento interespinhoso, o ligamento amarelo, o espaço peridural, a dura-máter e a aracnoide; quando a punção é feita lateralmente às apófises espinhosas atravessasse peie, subcutâneo, massa muscular lombar, ligamento interespinhoso, ligamento amarelo, espaço peridural, dura-máter e aracnoide. 0 ponto de reparo para a punção são as cristas ilíacas, que estão na altura L3-L4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com