TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

I - O Valor Pago Por Marcelo E Ana Para A Realização Do Casamento Foi De R$19.968,17.

Pesquisas Acadêmicas: I - O Valor Pago Por Marcelo E Ana Para A Realização Do Casamento Foi De R$19.968,17.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  4.331 Palavras (18 Páginas)  •  2.467 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

O resumo deve constituir-se num texto redigido de forma cursiva (sem parágrafos e com no mínimo 100 e no máximo 150 palavras), conciso e objetivo, respeitando a estrutura do original e reproduzindo apenas as informações mais significativas, como: objetivos, técnicas de abordagem, descobertas, valores numéricos e conclusões. Limita-se a um parágrafo, devendo incluir palavras representativas do assunto (palavras-chave). Deve-se evitar, no resumo: abreviaturas, símbolos, fórmulas, diagramas e notas de rodapé que não sejam absolutamente necessários à sua compreensão, bem como comentários, críticas e julgamento pessoal; palavras e/ou expressões supérfluas, tais como “o presente trabalho trata de...” ou “o autor do trabalho descreve...”, devem também ser evitadas. Estilo: <Resumo>. Modelo versão 1.5.

Palavras-Chave: Lista de palavras-chave; separadas por ponto-e-vírgulas. Estilo: <Palavraschave>

ABSTRACT

The abstract should be written in just one paragraph (usually between 100 and 150 words) using an objective and concise discourse with respect to the original article’s content and structure. It is relevant condensed peace of information that reflects the article’s significant information, i.e., research goals, methodology, tests and results, insights and conclusions. The abstract paragraph must show a direct association with the article keywords. It should not be confused with the introduction and must not contain abbreviations, symbols, formulas, diagrams, footnotes, references to literature or figures. Besides, the description of e personal criticism or points of view is not acceptable. At last, avoid expressions like “this article/paper presents a study that...” or “the author describes a study that...”. Style: <Abstract>. Template version 1.5.

Keywords: Keyword list, separated by semicolons. Estilo: <Keywords>

1. INTRODUÇÃO

Em 2008, a Anhanguera Educacional Ltda. (AEL) adotou um plano de melhoria da qualidade de suas publicações científicas, visando adequar as revistas aos critérios de indexação da base SciELO (Scientific Electronic Library Online). Este plano de ação tem como objetivos principais os seguintes tópicos:

• delineamento das áreas de pesquisa da AEL;

• disponibilização de conteúdo digital das revistas utilizando o sistema Open Journal Systems (OJS) para a publicação e gestão editorial de suas Revistas Científicas;

• adequação da periodicidade das publicações aos critérios SciELO;

• fortalecimento dos Comitês Técnico-Científicos;

• padronização de estilo e layout das revistas (capas, logotipos, diagramação e conteúdo).

Para atender o objetivo de padronização de estilo e layout, apresenta-se neste documento um modelo de formatação de artigo científico criado para o programa Microsoft Word.

Portanto, a partir desta data, os autores devem submeter seus artigos utilizando o padrão descrito neste documento. As normas de publicação da AEL estão embutidas nos formatos apresentados neste modelo. Vale lembrar que durante a fase de avaliação e diagramação, os autores e avaliadores trocarão arquivos do Word (DOC). A versão final de publicação será realizada no formato Portable Document Format (PDF).

2. UM MODELO NO WORD

Sabe-se que o uso do programa Word como ferramenta para a produção de artigos científicos pode causar alguns transtornos relacionados à formatação de texto, figuras e tabelas. Este documento, em sua versão digital, consiste num Modelo de formatação e apresentação compatíveis com as Normas de Publicação da AEL. Em outras palavras, o arquivo digital foi criado para ajudar os autores na produção, com agilidade, de um artigo científico alinhado às normas de apresentação e formatação das revistas científicas da AEL.

No entanto, sabe-se que a maioria dos usuários do programa Word possuem os fundamentos do aprendizado baseados em testes e resultados empíricos. Este será o maior desafio para o leitor deste informe técnico, principalmente se os seus conhecimentos atuais com o programa Word foram construídos durante longos experimentos do tipo “tentativa e erro”.

Para evitar aborrecimentos durante a fase de formatação do artigo, o Word oferece um recurso que pode reduzir tremendamente o número de problemas. Esse recurso tem o nome de Estilos de Formatação. Os Estilos são recursos do Word que permitem padronizar a formatação de páginas, colunas e parágrafos, com benefícios diretos aos autores que o utilizarem. A lista de estilos pré-definida neste documento pode ser utilizada a partir da barra de ferramentas, normalmente do lado esquerdo da opção de escolha de fontes. Apresenta-se um exemplo na Figura 1, na qual a lista de estilos está em destaque e pode-se observar o nome do estilo deste parágrafo (“Texto”). Tente localizar a lista de estilos na barra de ferramentas de seu programa Word.

Figura 1 – Lista de estilos na barra de ferramentas do programa Word.

Para manter a formatação adequada, basta você especificar o estilo certo para cada parte do artigo. Por exemplo, na próxima seção deste documento (seção 3), a formatação foi aplicada escolhendo-se o estilo apropriado, cujo nome aparece entre os símbolos “<” e “>”. Todo parágrafo de seção possui uma formatação especial de recuo, numeração, tipo e cor da fonte. Para reproduzir este padrão, basta selecionar o estilo <Secao> na lista de estilo da barra de ferramentas do Word.

Um parágrafo do tipo <Secao> sempre será seguido de um parágrafo com o estilo <TextoAposSecao>. Deste ponto em diante, os parágrafos têm o estilo <Texto>, como é o caso deste parágrafo que você está lendo. Felizmente, não há a necessidade de especificar estes estilos a todo o momento, uma vez que o estilo seguinte é automaticamente determinado pelo programa Word. Em outras palavras, ao terminar um parágrafo do tipo <Texto> com o pressionar da tecla “Enter”, um novo parágrafo com o estilo <Texto> será criado. Sugere-se ao leitor a realização de um teste, mudando o estilo deste parágrafo de <Texto> para <TextoAposSecao> e <Secao>.

Uma boa notícia é que os estilos para os artigos científicos da AEL estão todos pré-definidos neste modelo de documento. Adicionado a isto, deve-se ressaltar que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com