TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANGINA

Tese: ANGINA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Tese  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 5

Angina de Peito

Pode-se definir a angina de peito como dor aguda no coração?

Angina de peito, chamada também de angina pectoris, é

um problema cardíaco caracterizado pelo aparecimento brusco de uma dor torácica produzida por irrigação sanguinária insuficiente,momentânea e irreversível do músculo que forma as paredes do coração (miocárdio).

Por que acontece?

Porque as artérias coronarianas, que conduzem o sangue às paredes do coração, estreitam-se e dificultam a sua chegada ao miocárdio. Como conseqüência, diminui o aporte de oxigênio ao tecido cardíaco, ao mesmo tempo em que se acumulam nele as substancias inúteis, isto provoca irritação das terminações nervosas do coração e o conseqüente aparecimento da dor.

Fala-se às vezes de angina de peito provocada por estresse ou por estado de superexcitação.

O estreitamento das artérias coronarianas pode ser progressivo e crônico- conseqüência, na maioria dos casos, de arteriosclerose- ou então repentino e violento, derivado de uma excitação nervosa.

O tabaco e o álcool favorecem o aparecimento da angina de peito?

Estas substancias excitam o sistema nervoso, provocado indiretamente uma contração das artérias coronarianas. O resultado final é a diminuição da capacidade do vaso e o aumento do risco de sofrer uma angina.

Que outros fatores podem induzir o surgimento de angina de peito?

Em geral, todas as situações que exigem um trabalho intenso do coração e um elevado aporte de sangue através das artérias coronarianas. Entre essas situações podem ser citados os exercícios físico violentos sobretudo se forem realizados com tempo frio e com vento, as discussões acaloradas, a ansiedade, a comida em excesso.

De todos eles, qual o mais importante?

Sem dúvida alguma o esforço físico, porque aumenta consideravelmente a demanda de oxigênio por parte do coração. Não obstante, embora pouco freqüente, o ataque pode se dar inclusive durante o sono, sobretudo se a pessoa estiver perturbada por pesadelos.

Como se manifesta?

A pessoa que sofre um ataque de angina acusa uma dor intensa, com sensação de mordedura, amassamento ou cãibra, que aparece de forma repentina centrada por trás do esterno e que, às vezes, se erradia ao pescoço, ombros, maxilar inferior e braço esquerdo. Apresenta palidez, suor frio e aspecto de sofrimento.

Quanto tempo dura a dor?

Felizmente, pouco; em geral de 3 a 10 minutos. É importante levar em conta essas cifras, porque se durar menos de um minuto pode-se ter certa segurança de não ser angina de peito; por sua vez, se durar mais de 10 minutos deve-se interpretar

como manifestação de infarto.

Que diferença existe entre a angina de peito e o infarto do miocárdio?

Ambas afecções têm sua origem numa isquemia , ou seja, na diminuição ou supressão da irrigação sanguinária numa parte do organismo; neste caso , no músculo que forma as paredes do coração.

Quando o fluxo sanguinário fica momentaneamente reduzido, apresenta-se uma angina de peito, enquanto que o infarto é a ausência total de sangue numa zona do miocardio.

O ataque se apresenta apenas uma vez ou se repete?

Tem tendência a se repetir. Transcorrido certo período de calma, pode apresentar-se de novo em circunstancia parecidas com as que desencadearam o primeiro ataque e, geralmente, cada crise apresenta maior gravidade do que a anterior.

É preciso hospitalizar o paciente?

Não, mais ele deve submeter-se a um estrito controle médico. Além disso, é preciso combater as condições que favorecem o aparecimento do ataque.

Até que ponto está ameaçada a vida das pessoas que sofrem diversos ataques?

Estas pessoas têm maio probabilidade de sofrer um infarto do miocárdio, sobretudo se não forem corrigidos os fatores que predispõem à doença.

Infarto do Miocárdio

O que é infarto do miocárdio?

É a morte das células de uma zona mais ou menos extensas do músculo que forma as paredes do coração (miocárdio), produzida pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com