TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Angina

Trabalho Universitário: Angina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  1.167 Visualizações

Página 1 de 2

Angina é a síndrome clínica que se caracteriza por crises de dor ou sensação de pressão na região face anterior do tórax, decorrente de um fornecimento insuficiente de sangue para as coronárias, resultando em suprimento inadequado de oxigênio para o miocárdio. Os tipos de angina são:

- Angina Estável: caracteriza-se por dor ou desconforto paroxístico torácico deflagrado por um grau previsível de esforço físico ou emoção, com padrão estável de início, duração e intensidade de sintomas. É aliviada pelo repouso.

- Angina Instável: caracteriza-se por dor ou desconforto paroxístico torácico deflagrado por um grau imprevisível de esforço físico ou emoção, com aumento progressivo na freqüência, intensidade e duração das crises anginosas (com o passar do tempo). A dor pode ocorrer no repouso.

- Angina Intratável ou Refratária: crônica e incapacitante, rebelde a intervenções. Dor torácica intensa e incapacitante

- Angina de Prinzmetal (Variante em Repouso): provavelmente devido a espasmo da artéria coronária, associada com alto risco de infarto. Acompanhada de elevação reversível do segmento ST no ECG.

- Angina Silenciosa: paciente é assintomático, apresentando sinais de isquemia no teste de esforço.

A aterosclerose representada por vasos revestidos e ocluídos por placas ateroscleróticas provocam a liberação de prostaglandinas, causando espasmo vascular. Tal fato resulta em diminuição do suprimento sangüíneo ao miocárdio necessário para atender as necessidades metabólicas, resultando em isquemia miocárdica. Após 10 segundos da oclusão da artéria coronária, há redução da atividade bombeadora do coração, privando as células de oxigênio e glicose, promovendo dessa forma o metabolismo anaeróbico, tendo como produto final o aumento do ácido láctico residual, provocando a dor.

Paralelamente a este processo, se ocorrerem os fatores precipitantes, há aumento do débito cardíaco, provocando aumento da demanda de oxigênio ao miocárdio, causando isquemia, contribuindo para fortalecimento do evento acima descrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com