TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA BIOLOGIA

Por:   •  9/8/2016  •  Artigo  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 7

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

A palavra BIOLOGIA tem origem grega (Bio =Vida, e Logos: Estudo). Com o próprio nome diz a disciplina de biologia apresenta como objetivo principal o estudo da VIDA. Esta disciplina é muito ampla, pois não estuda indivíduos e espécies isoladamente, mas sim, sua origem, evolução, seu comportamento e forma de interagir com outras espécies e com o meio em que vive. Por este motivo o estudo da biologia é de extrema importância para a compreensão do desempenho do ecossistema, da biotecnologia, do impacto na sociedade e na vida.

Partindo do objetivo da disciplina (o fenômeno VIDA), visto que o homem sempre buscou explicar e compreender este fenômeno, partindo sempre de diferentes percepções conforme o momento histórico vivido.                                       De acordo com as Diretrizes “... os conhecimentos apresentados pela disciplina de Biologia no Ensino Médio não resultam da apreensão contemplativa da natureza em si, mas dos modelos teóricos elaborados pelo ser humano, que evidenciam o esforço de entender, explicar, usar e manipular os recursos naturais. ” (DCE, 2009, p.38). Compreendendo assim que os conteúdos expostos provêm da história da ciência, de como a Vida foi estudada e interpretada em diferentes períodos históricos e contextos.

Entende-se assim que a disciplina Biologia contribui para a formação de um sujeito reflexivo, crítico e atuantes, propondo que seus conteúdos ampliem seu conhecimento sobre o objeto de estudo, o fenômeno Vida, e toda sua complexidade de relações, ou seja, na organização e funcionamento dos mecanismos biológicos dos seres vivos, o estuda da biodiversidade e por sua vez da variabilidade genética, hereditária e dos avanços biológicos deste fenômeno a VIDA. Outro fator importante é a reavaliação dos resultados permitindo assim a revisão dos seus resultados proporcionando o a mudança, o repensar de teorias e conceitos elaborando-os nos diferentes contextos históricos, culturais, políticos, econômicos e sociais.

Organizar os conhecimentos biológicos construídos ao longo da história da humanidade e adequá-los ao sistema de ensino requer compreensão dos contextos em que a disciplina de Biologia é contemplada nos currículos escolares.

No final de 1980, se propôs Reestruturação do Ensino do Segundo Grau sob o referencial teórico da pedagogia, cuja os conteúdos eram vistos como produção social e histórica, sendo que as escolas apresentam por obrigação oferecer e o aluno tem o direito de conhecer. Porém este documento ainda apresentava conteúdos divididos em blocos tradicionais, reproduzindo o padrão de livros didáticos (PARANÁ, 2008, p.49)

Somente em 1998 as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio foram divulgadas, passando assim a ser organizada por áreas de conhecimento, estabelecendo a Biologia na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Os conteúdos básicos de Biologia foram apresentados sem uma abordagem histórica, mais reduzidas, e controlada por uma competência individual. (PARANÁ, 2008, p.49)

Estes acontecimentos foram utilizados como critérios para se estabelecer os conteúdos estruturantes e dos encaminhamentos metodológicos. Destacando que a compreensão filosófica e histórica da ciência está de acordo com o atual contexto econômico, político e social, qual foi estabelecido após a compreensão da concepção de ciência enquanto a construção humana. (PARANÁ, 2008, p 50)

A disciplina de Biologia se baseia na valorização do conhecimento disciplinar, na validade não das diversas teorias científicas e na compreensão na vasta rede de relações entre a produção científica.

Para a Biologia entender o fenômeno Vida e sua diversidade de manifestação significa pensar em uma ciência de inovação e transformação, qual o conhecimento provisório garante uma reavaliação dos seus resultados e possibilita um repensar e uma constante mudança de teorias e conceitos realizadas em cada momento social e histórico.

OBJETIVOS GERAIS

        A disciplina de Biologia apresenta como objetivo geral o fenômeno Vida, ou seja, relacionar e entender a vida e seus fenômenos influenciado por um pensamento historicamente construído, equivalente à concepção de ciência de cada época, à maneira de conhecer e relacionar a natureza em seu cotidiano, sempre pensando em uma melhor qualidade de vida, um aprendizado útil à vida e ao trabalho, cuja os conhecimentos e informações adquiridas se convertam em instrumentos de interpretação, compreensão das mudanças e precaução da realidade.

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES

  • Organização dos seres vivos

Neste conteúdo deve se abordar a classificação dos seres vivos, como tentativa de conhecer e entender a diversidade biológica, agrupando e categorizando as espécies extintas e existente.

  • Mecanismos biológicos

Pretende-se neste conteúdo, baseado na visão microscópica, ampliar a discussão sobre a organização dos seres vivos, analisando o funcionamento dos sistemas orgânicos nos diferentes níveis organização destes seres. Sempre considerando a visão evolutiva.

  • Biodiversidade

Este conteúdo estruturante deve abordar a biodiversidade como um sistema complexo de conhecimentos biológicos, integrando um processo dinâmico qual envolve a variabilidade genética, as relações ecológicas entre os seres vivos e a natureza, a diversidade e os processos evolutivos pelos quais os seres vivos tem sofrido transformações.

  • A manipulação genética

Neste conteúdo deve trabalhar os avanços da biologia molecular, das biotecnologias aplicadas e as que envolvem a manipulação genética, permitindo o compreender a intervenção do ser humano na diversidade biológica.

Conteúdos Estruturantes

Conteúdos Básicos

Organização dos seres vivos

Mecanismos Biológicos

Biodiversidade

Manipulação Genética

Classificação dos Seres Vivos: critérios taxonômicos e filogenéticos

Sistemas biológicos: anatomia, morfologia e fisiologia

Mecanismos de desenvolvimento embriológico

Mecanismos celulares biofísicos e bioquímicos

Teorias evolutivas

Transmissão das características hereditárias

Dinâmica dos ecossistemas: relações entre os seres vivos e interdependência com o ambiente.

Organismos geneticamente modificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com