TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES APLICADAS NA PRÁTICA DAS DISCIPLINAS QUE COMPETEM UTA-CIÊNCIA, NATUREZA EXACTA E BIOLÓGICA

Tese: ATIVIDADES APLICADAS NA PRÁTICA DAS DISCIPLINAS QUE COMPETEM UTA-CIÊNCIA, NATUREZA EXACTA E BIOLÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  Tese  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 5

Ao estudarmos a UTA Ciência, exatas e biológicas da natureza, no que se refere ao desenvolvimento de um trabalho através dos conteúdos teóricos, analisamos que se torna necessário o estudo dessas disciplinas de forma a nos conscientizar do compromisso que temos com a educação.

Com os estudos realizados através dos vídeos aulas, do livro base da disciplina e das práticas tutoriais no pólo, nos possibilitou um maior entendimento, mostrando a importância de o professor estar sempre atualizado com seu tempo para ensinar com o concreto, trazendo para sala de aula a manipulação dos materiais onde seus alunos conheçam o real significado da atividade proposta.

Os materiais que temos como recursos nos possibilitam o entendimento do tema e a possibilidade de novas descobertas em torno do assunto trabalhado trazendo maior segurança em sala de aula.

Este presente trabalho será composto por atividades que foram desenvolvidas através dos livros base, onde esclarecerão maneiras do uso correto de alimentos.

2. ATIVIDADES APLICADAS EM PRÁTICAS DAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM A UTA – CIÊNCIAS, EXATAS E BIOLÓGICAS DA NATUREZA

A importância de ser cientifica e matematicamente informada se inicia na formação do indivíduo, pelas possibilidades de crescimento pessoal e de prazer pela descoberta, que devem ser experimentadas por todos os alunos. Além disso, a busca por uma sociedade mais justa passa pelo conhecimento científico. Somos confrontados diariamente com questões que requerem decisões baseadas não apenas em conhecimento matemático e científico, mas também no conhecimento das formas de pensar utilizadas nas Ciências. Estas incluem tanto as decisões pessoais, como a escolha de taxas de juros em pagamentos a prazo, como também a capacidade de se tomar posição em questões fundamentais como as de gerenciamento de recursosnaturais, tais como ar, água e florestas.

É fundamental passar aos alunos a compreensão de que a Ciência e a Matemática são produtos da cultura humana e que, como tal, estão em constante desenvolvimento, que a idéia de que as Ciências apresentam uma forma de pensar que constrói hipóteses e procura formas de validá-las, baseadas na lógica e na experimentação, minimizando o poder da opinião, a percepção de que o mesmo ocorre na Matemática, considerando-se agora a validação pelo raciocínio lógico–dedutivo, e o entendimento de que no desenvolvimento das Ciências e Matemática estão às bases para o desenvolvimento tecnológico e que, portanto, é necessário contrabalançar tais saberes com valores éticos e sociais e a busca de uma sociedade mais justa.

Daí, a necessidade, cada vez mais urgente, de ligar as instituições escolares aos problemas mais significativos da realidade. As práticas interdisciplinares podem promover essa harmonia, esse encontro de cada um consegue mesmo e, a partir do encontro pessoal, buscar sempre o outro, e juntos buscarem construir estratégias inovadoras que promovam a mudança no clima escolar, à redução da violência nas escolas e que estabeleça relações de proximidade, de busca e de ressignificação do já existente.

2.1 METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA

2.1.1 Atividade Reflexiva: De que Forma a Escola Pode Contribuir para uma Sociedade mais Saudável?

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Para termos um corpo e uma mente saudável, é de suma importância uma alimentação variada, rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas, proteínas. Cada alimento possui suas propriedades que ajudam no desenvolvimento mental e físico. Alguns alimentos têm em suas características funções específicos que não podem deixar de serem ingeridas pelo organismo. Existem alimentos que são tão necessários que ao não ingerirmos compromete nossa saúde.

Porém com os produtos alimentícios industrializados comercializados em grande quantidade, pregando a facilidade de uma vida prática e saudável. Por meio dessa falsa ideia de se viver com saúde, e o grande apelo comercial as crianças cada vez têm uma alimentação não muito nutritiva: salgadinhos, doces, bolachas recheadas entre outros.

Sendo assim é preciso que a escola traga em seu currículo a importância de uma boa alimentação, quais os seus benefícios, e inserir essas crianças em um mundo de descoberta saudável, a fim de proporcionar uma vida com mais qualidade. Com tudo, de acordo com os PCN para o ensino de ciências fica claro que os conteúdos trabalhados em sala devem ser constituídos em fatos compatíveis com as necessidades e possibilidades de cada aluno, além disso, os conteúdos devem ser relevantes ao ponto de vista da criança, tais como: social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender o seu cotidiano. Para tanto a escola deve trazer em seu currículo estratégias de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com