TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Trabalho Universitário: Anatomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 11

Publicado em 04 de fevereiro de 2009 em Arte e Ciência ImprimirRSS

Sistema Reprodutor Masculino e Feminino

Rafaella Gevegy Negrão

Rafa_negrao@hotmail.com

INTRODUÇÃO

A função primordial do aparelho reprodutor é perpetuar a espécie por meio de reprodução. O Sistema Reprodutor Masculino é o conjunto de órgãos encarregado da reprodução no homem, assim como o Sistema Reprodutor Feminino é o conjunto de órgãos encarregado da reprodução na mulher. O organismo feminino é mais complexo que o do homem, pelo fato de possuir mais um órgão e consequentemente mais uma função: o útero que abriga e propicia o desenvolvimento de uma nova vida, resultante da união dos gametas.

A reprodução humana começa quando o óvulo inicia sua vagarosa travessia pelas tubas uterinas para o útero. No percurso, vários milhões de espermatozóides poderão ir ao encontro, mas somente os mais fortes conseguirão atingi-lo e apenas um deles fecundá-lo. Depois de nove meses se produzirá o nascimento do novo ser humano.

Existem métodos contraceptivos para evitar gravidez e também as DST?s, que são doenças que podem levar a morte e até mesmo ser passada de mãe para filho.

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Anatomia:

Testículos: São os órgãos sexuais primários ou gônadas. São formados por duas estruturas ovóides, alojadas dentro do escroto ? bolsa que aloja os testículos. Os testículos são considerados glândulas mistas, uma vez que produzem espermatozóides (espermatogênese) e na puberdade produzem também hormônios ? testosterona -, responsáveis pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários. A temperatura ótima para produção e armazenamento de espermatozóides é de 35o C, razão pela qual os testículos não se localizam no interior do corpo humano. A temperatura corporal é em torno de 37o C.

Epidídimo: O epidídimo é uma estrutura em forma de C, constituída de cabeça, corpo e cauda, situada na margem posterior de cada testículo. Além de atuar como via condutora de gametas também armazena espermatozóides até o momento da ejaculação. É no epidídimo que os espermatozóides sofrem a maturação durante seu desenvolvimento, que ocorre aproximadamente em 2 meses

Ducto Deferente: O ducto deferente é o prolongamento da cauda do epidídimo, sendo a estrutura responsável pela condução do espermatozóide até o ducto ejaculatório.

Ducto Ejaculatório: O ducto ejaculatório é formado pela junção do ducto deferente com o ducto da vesícula seminal. O ducto ejaculatório também constitui via condutora de gametas, porém possui menor dimensão e calibre do que as demais vias condutoras de espermatozóides. Seu trajeto passa pelo interior da próstata.

Uretra: A uretra é um canal comum para eliminação de urina e para ejaculação. Possui cerca de 20 centímetros de comprimento, iniciando-se no óstio interno da uretra, na base da bexiga e com término no orifício externo da uretra, na glande do pênis. O canal da uretra pode ser dividido em três partes: uretra prostática, uretra membranosa e uretra peniana. A uretra prostática é a porção que perpassa pela próstata; a uretra membranosa percorre o assoalho da pelve e a uretra peniana transcorre pelo corpo esponjoso do pênis. Os túbulos e ductos dos testículos, o epidídimo, o ducto deferente, o ducto ejaculatório e a uretra constituem as vias condutoras de gametas, desde o local onde são produzidos, até as vias genitais femininas, onde são eliminados.

Glândulas Anexas: A função primordial das glândulas anexas é facilitar a progressão dos espermatozóides nas vias genitais. São elas: vesículas seminais, próstata e glândulas bulbo-uretrais.

· Vesículas seminais: são em número de duas, situadas na parte póstero-inferior da bexiga; possuem formato sacciforme e inferiormente sua extremidade torna-se estreita e reta para formar o ducto da vesícula seminal. As suas secreções fazem parte da constituição do líquido seminal, e atuam na ativação dos espermatozóides.

· Próstata: é um órgão pélvico, ímpar, situado inferiormente à bexiga, constituído de musculatura lisa, tecido fibroso e glândulas. É atravessado pela uretra e sua secreção confere o odor característico do sêmen.

· Glândulas bulbo-uretrais: são duas formações esféricas e pequenas, situadas próximas à porção membranosa da uretra. Seus ductos desembocam na uretra peniana, secretando seu líquido mucoso que auxilia na ejaculação.

Pênis: o pênis é o órgão da cópula, penetra nas vias genitais femininas e possibilita o lançamento dos espermatozóides. É constituído de tecido flácido, formado por:

· 2 corpos cavernosos, que se fixam ao osso da bacia através dos ramos do pênis ? extremidades posteriores.

· 1 corpo esponjoso, que apresenta duas dilatações: glande (anterior) e bulbo (posterior).

O pênis, portanto, possui duas porções: uma porção fixa, denominada raiz, que é constituída pelo ramo e bulbo do pênis; e uma porção livre, recoberta pelo prepúcio e denominada corpo do pênis, formada pelos corpos cavernosos e esponjosos, responsáveis pela ereção. No processo da ereção, os tecidos lacunares se enchem de sangue; o pênis se torna túrgido, e há um aumento no volume e na rigidez. O prepúcio, dupla camada de pele que recobre o pênis, é fixo ao corpo do pênis através do frênulo, uma prega mediana e inferior. Anteriormente, o prepúcio recobre a glande do pênis.

Sêmen: O sêmen é o líquido constituído por espermatozóides e fluido seminal. É composto por: secreções da próstata (30%) e vesículas seminais (70%). O fluido seminal é formado de: água, muco, açúcar, bases e prostaglandinas (hormônios que vão desencadear contrações do útero e tuba uterina).

Fisiologia

A primeira fase do ato sexual masculino é a ereção, que ocorre através de fenômenos vasculares que propiciam uma congestão sanguínea nos tecidos eréteis do pênis, tornando-o ereto, rígido e com maior volume. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com