TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Atividade De Anatomia

Artigo: Primeira Atividade De Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  1.578 Visualizações

Página 1 de 3

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EAD)

Disciplina: Anatomia Humana Geral

Tutor: Alexandre Marcucci Miotto RA: 1105072

Aluno (a): Antonio de Sousa Oliveira Turma: DGEF1203BVT1K

Unidade: 1, 2 e 3.

Atividade...

Primeira Atividade de Anatomia

Boa Vista

08/04/2013.

1) Descreva os planos de secção e os eixos anatômicos.

• Plano mediano; é o plano que divide, longitudinalmente, o corpo humano em duas metades iguais, direita e esquerda.

• Planos sagitais: são planos verticais que seccionam o corpo humano paralelamente ao plano mediano.

• Planos frontais ou coronais: são os planos verticais que dividem o corpo humano nas partes anterior e posterior.

• Plano transversal ou horizontal: são planos que dividem o corpo em partes superior e inferior.

 Os eixos anatômicos são linhas imaginárias que atravessam o corpo unindo os centros dos planos de secção. Sendo que o corpo humano apresenta três eixos.

• O primeiro é o eixo vertical, longitudinal ou crânio-caudal, passando este, do centro do plano superior (cranial), para o centro do plano inferior (caudal). Atravessa o centro do plano de secção transversal.

• O segundo é o eixo sagital, ântero-posterior, já este passa do centro do plano anterior (ventral), para o centro do plano posterior (dorsal). Atravessa o centro do plano de secção frontal.

• O terceiro chama-se eixo transversal ou latero-lateral, este passa do centro do plano lateral direito para o esquerdo, ou vice-versa. Atravessa o centro do plano de secção sagital.

2) Como o esqueleto humano é dividido? Quais ossos compõe cada parte?

Formado por 206 ossos, o esqueleto humano é dividido em duas partes:

 Esqueleto axial, este é o que forma o eixo do corpo humano, ou seja, sua porção mediana, composto pelos ossos do crânio, da cavidade torácica e da coluna vertebral.

 Esqueleto apendicular: é a parte livre, apensa, formada pelos ossos dos membros superiores e inferiores. Está unida ao esqueleto axial pela cintura escapular, que une o membro superior ao tronco, e pela cintura pélvica, que une o membro inferior a pelve. A cintura escapular é formada pela escápula e clavícula, e a cintura pelos quadris e sacro.

3) Quais nos tipos de articulações? Quais as características básicas de uma articulação sinovial?

Existem uma grande variedade, que se diferenciam por suas formas ou funções, de acordo com o tipo de elemento que elas se encontram entre os ossos, e podem ser definidas como:

• Fibrosa ou sinartrose, encontrada entre os ossos ocorre por um tecido conjuntivo fibroso, sua principal característica é a mobilidade extremamente reduzida.

• As cartilaginosas, são cartilagens localizadas entre os ossos, permitem pequena mobilidade, por isso também são chamadas de anfiartrose, apresentam-se em dois tipos, sincondroses e sínfises.

• Já as sinoviais são mais complexas e móveis, responsáveis pelos movimentos corporais, por isso seu estudo é de grande importância para os profissionais de Educação Física, sua maior característica é a presença de um líquido viscoso e lubrificador denominado líquido viscoso, além disso, a cápsula articular, cartilagem articular, cavidade articular.

4) Como os músculos podem ser classificados?

De acordo com suas funções morfológicas e funcionais, o tecido muscular pode ser classificado em tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular estriado cardíaco e tecido muscular liso.

Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com