TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Dissertações: Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Terminologia Anatômica

A anatomia tem sua linguagem própria, obedecendo à nova Terminologia Anatômica: International Anatomical Terminology. Os termos anatômicos são expressos em latim e traduzidos pelos seus países. Aqui no Brasil, a terminologia é traduzida pela Comissão de Terminologia Anatômica da Sociedade Brasileira de Anatomia.

Por diversos anos o mundo carecia falar uma língua anatômica capaz de facilitar o entendimento de todos os anatomistas, médicos e profissionais da saúde. A primeira tentativa de unificar e criar uma nomenclatura anatômica internacional ocorreu em 1895. A partir daí, sucessivos congressos internacionais foram criados para revisar e aprovar uma linguagem oficial, chamada de Nomenclatura Anatômica. Estes congressos continuam ocorrendo de 5 em 5 anos pois a nomenclatura anatômica tem caráter dinâmico, podendo ser criticada e modificada, sendo previamente aprovado em congresso.

Ao identificar uma estrutura no organismo, a nomenclatura procura adotar termos que tragam alguma descrição da referida estrutura. Os termos podem indicar:

Planos de delimitação

O objetivo dos termos anatômicos é unificar e facilitar o entendimento da linguagem anatômica. Alguns planos de delimitação são sugeridos:

Anterior ou Ventral: situado anteriormente ou em direção ao ventre;

Posterior ou Dorsal: situado posteriormente ou em direção ao dorso;

 Superior ou Cranial: situado superiormente ou em direção a cabeça;

Inferior ou Caudal (ou Podálico): situado inferiormente ou em direção caudal;

 Lateral: se afasta do plano mediano;

 Medial: se aproxima do plano mediano;

Mediano: que se situa na linha mediana. Ex.: a laringe, a traquéia, o ramo ascendente da aorta, o esôfago, etc;

Intermédio: (verticalmente) está entre o medial e o lateral. Ex.: o músculo intermédio está entre um músculo medial e outro lateral;

Médio: (horizontalmente) está entre o superior e o inferior. Ex.: as falanges, tanto da mão quanto do pé, estão dispostas uma superiormente (falange proximal), outra inferiormente (falange distal) e uma entre ambas (falange média).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com