TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Pesquisas Acadêmicas: Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: Aspectos Gerais da Anatomia e Fisiologia do Envelhecimento

A fase do envelhecimento ocupa aproximadamente dois terço de nossa existência. Antigamente o envelhecimento natural era conhecido como um estado patológico, hoje em dia através de tecnologia e da biociência existe uma percepção e uma sensação de que é possível envelhecer de uma forma saudável, graças aos avanços da gerontologia e da geriatria. Portanto é muito importante que o enfermeiro entenda o idoso e suas mudanças avaliando os aspectos orgânicos, psíquicos, sociais e políticos, saber reconhecer o processo do envelhecimento e suas principais mudanças anatômicas para poder prestar uma assistência adequada.

Com envelhecimento o corpo sofre algumas mudanças tais com diminuições dos arcos dos pés, aumento da curvatura da coluna, enrijecimento e aumento da caixa torácica, diminuição no numero de células, perda da elasticidade da pele aparecendo rugas, diminuição das glândulas sebáceas e sudoríparas, acumulo de gorduras nas pálpebras e aparecimento de manchas marrons pelo corpo, diminuição dos pelos do corpo causando calvície principalmente no homem, na mulher ocorre perda óssea significativa após a menopausa, calosidades nos pés e deformidade nas unhas ocorrem patologias ósseas como bursite e artrite, diminuição da massa muscular, atrofia muscular causada pela imobilidade, perda continua de neurônios, diminuição do cérebro causando doença de Parkinson, aumento no peso do coração, queda da função renal, perda de urina, nas mulheres as alterações no sistema urinário podem ocorre após vários partos normais, perda de peso uterino, mamas flácidas, no homem ocorre diminuição no número de espermatozoide, porém não altera a fertilização.

Logo após o termino da fase de desenvolvimento se inicia precocemente o envelhecimento fisiológico do ser humano. Há também alterações fundamentais como diminuição no volume de agua corporal, diminuição no metabolismo basal, redução hormonal, diminuição na elasticidade pulmonar, queda do ritmo de filtração glomerular e no fluxo sanguíneo renal.

O envelhecimento é algo natural um processo da vida, porém muitas vezes é um processo difícil já que a sociedade exige um padrão de beleza e juventude. A população mundial conta com um grande numero de idoso, portanto cabe ao enfermeiro saber diferenciar e interpretar os aspectos fisiológicos e patológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com