TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Do Olho

Trabalho Escolar: Anatomia Do Olho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 9

Anatomia do olho

Os globos oculares estão alojados dentro de cavidades ósseas denominadas órbitas, compostas de partes dos ossos frontal, maxilar, zigomático, esfenóide, etmóide, lacrimal e palatino. Ao globo ocular encontram-se associadas estruturas acessórias: pálpebras, supercílios (sobrancelhas), conjuntiva, músculos e aparelho lacrimal.

Fisiologia da Visão

O globo ocular está situado dentro de uma cavidade óssea e possui aproximadamente 24mm de diâmetro anteroposterior e 12mm de largura. O aparelho visual é composto por um conjunto sensorial constituido pelo olho, via óptica e centros visuais, e um conjunto não sensorial representado pelos vasos e nervos. A órbita, pálpebras, conjuntiva e o aparelho lacrimal são responsáveis pela proteção do olho, enquanto que os músculos oculomotores asseguram sua mobilidade.

O olho é uma esfera que mede cerca de 24mm de diâmetro antero-posterior, localiza-se na parte anterior da órbita e é formado por três camadas: externa, média e interna. Funciona como uma câmera fotográfica que cápta as imagens e as envia, por meio do nervo óptico, para a região posterior (occipital) do cérebro, onde os estímulos visuais são transformados nas imagens como nós as vimos. Por isso os traumatismos da região posterior da cabeça (nuca) podem causar distúrbios visuais e até cegueira.

Aparelho Lacrimal

A glândula lacrimal fabrica a maior parte da lágrima que banha o olho. No canto interno da pálpebra(próximo ao nariz) existem um orifício e um canal que levam a lágrima já usada para o nariz. A lágrima serve para limpar, facilitar o ato de piscar e nutrir o olho.

O aparelho lacrimal consta da glândula lacrimal, glândulas acessórias, canalículos, saco lacrimal e canal naso lacrimal. A glândula lacrimal é uma glândula secretora de lágrima localizada na órbita. As lágrimas passam sobre a córnea e conjuntiva, umidecendo a superfície destas estruturas.

Elas escoam nos canalículos lacrimais através dos pontos lacrimais, aberturas arredondadas de cerca de 0,5mm de diâmetro na porção medial das bordas das pálpebras.

Os canalículos têm cerca de 1 mm de diâmetro e 8 mm de comprimento e se juntam para formar um canalículo comum antes de desembocar no saco lacrimal.

O saco lacrimal é a parte dilatada do sistema de escoamento lacrimal que se situa na fossa do osso lacrimal.

O canal nasolacrimal é a continuação para baixo do saco lacrimal. Todo o sis¬tema para escoamento lacrimal é revestido de epitélio. As lágrimas penetram nos pontos lacrimais por efeito de capilaridade. As forças combinadas de atração capilar nos canalículos, gravidade e ação de bombeamento do músculo orbicular palpebral no saco lacrimal, mantém a continuidade do fluxo das lágrimas no canal naso lacrimal para o nariz e nasofaringe.

Lágrimas

As lágrimas são uma mistura das secreções das glândulas lacrimais (principal e acessória), das células caliciformes e das glândulas meibomianas.

Em circunstâncias normais o fluido da lágrima forma uma fina camada de aproximadamente 7-10 mm de espessura que cobre o epitélio da córnea e da conjuntiva. As funções desta camada ultrafina são (1) fazer da córnea uma superfície óptica, lisa, abolindo minúsculas irregularidades da superfície do seu epitélio; (2) umedecer a superfície do epitélio da córnea e da conjuntiva, prevenindo con¬tra danos nas células epiteliais; e (3) inibir o desenvolvimento de microorganismos na conjuntiva e córnea, através de fluxo mecânico e da ação anti¬microbiana do fluido lacrimal.

Íris

A primeira coisa que notamos ao olhar alguém nos olhos é a área colorida chamada de íris.

A íris se encontra dentro olho. Fica localizado logo atrás de uma pequena porção que sobressai da superfície anterior do olho chamada "córnea". A córnea é transparente.

Quando é aumentada a intensidade de luz, os músculos da íris reduzem o tamanho da pupila para proteger a parte interior do olho de danos causados pela exposição excessiva à luz.

Curiosidades

A íris humana é a parte colorida dos olhos e é absolutamente única. Alguns sistemas de segurança utilizam o reconhecimento da íris humana e é apontado como o mais seguro tipo de sistema de segurança baseado em controle biométrico.

Estes sistemas usam uma câmera especial que captura em close-up a íris das pessoas, a parte colorida dos olhos. As imagens são convertidas para um modelo digital e armazenadas eletronicamente na base de dados do computador junto com as informações de contato, as permissões específicas de acesso e uma fotografia das pessoas relacionadas com aquele estudante em particular. Se as imagens da íris na base de dados corresponderem às apresentadas pelo indivíduo, a porta é automaticamente aberta. Isso ocorre em menos de dois segundos.

Anexos oculares

As sobrancelhas, cílios e pálpebras são protetores do globo ocular. Impedem que partículas, como poeira, caiam dentro do olho. As pálpebras também têm como função a distribuição de lágrima, ocorrida durante o piscar.

A conjuntiva é película vascular que recobre a esclera na porção visível, até a córnea. Também recobre a parte interna das pálpebras inferiores e superiores.Os músculos cada olho possui seis músculos que possibilitam sua movimentação para os lados. Quando os músculos funcionam, normalmente os dos olhos estão sempre mirando na mesma direção. Mas se a algum não funciona bem, ocorre o estrabismo ou vesguice.

Como Enxergamos

As imagens e os raios de luz atravessam a córnea , o humor aquoso , a pupila, o cristalino e o humor vítreo . Todos esses meios devem estar transparentes para que a luz possa passar por eles e chegar à retina. Da retina, são encaminhados para o cérebro através do nervo óptico.

A luz que entra no olho passa por várias camadas e atinge a retina, onde é transformada em estímulos elétricos, os quais são enviados ao cérebro através do nervo óptico. O cérebro interpreta as informações recebidas e as armazena na memória, de maneira semelhante ao banco de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com