TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Seccionada

Ensaios: Anatomia Seccionada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE ANATOMIA SECCIONAL E PATOLOGIAS

Rian Sousa Bezerra

10/04/14

Sistema Nervoso

Doença relacionada ao sistema nervoso:

Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento. O paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquece que acabou de realizar uma refeição.

Na imagem acima podermos ver a evolução do mal de Alzheimer no cérebro. Processos inflamatórios decorrentes da doença contribuem para a perda de neurônios e levam à atrofia de algumas regiões cerebrais. O mal de Alzheimer pode ser considerado uma doença causada por um erro no dobramento das proteínas tau (são proteínas que estabilizam os microtúbulos) e beta amilóide. Essas últimas formam-se após a digestão enzimática de APP e formam as placas betas- amiloide. Até o momento, não existe cura para a Doença de Alzheimer.

01

Sistema Excretor

Patologia relacionada ao sistema excretor:

O rim pode ser acometido de tumores benignos e malignos. E as queixas são de massas palpáveis no abdómen, dor, sangue na urina e obstrução urinária. O rim pode ser atingido por doença de origem imunológica, inflamatória, infecciosa, neoplásica, degenerativa, congênita e hereditária.

l

Tumores Renais. A foto à esquerda mostra detalhe de tomografia de abdome, na qual se verifica grande cisto renal direito com conteúdo líquido. A lesão muito se assemelha a cisto simples, a não ser pela presença de calcificação na parede medial do cisto, próximo aos grandes vasos (veia cava). O paciente foi submetido à ressecção cirúrgica com nefrectomia radical (foto central). A patologia confirmou que as lesões calcificadas presentes dentro do cisto eram focos de carcinoma de células renais. Imagem á direita a uma excelente visibilidade das pelves renais.

02

Sistema Digestório

.

Doença relacionada ao sistema digestório:

Doença de Crohn é crônica e provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. O termo Doença de Crohn pode ser usado, para identificar a doença, qualquer que seja a região do corpo afetada (íleo, cólon, reto, ânus, estômago, duodeno).

Na imagem acima paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com