TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Documentário SURPLUS

Artigo: Análise Do Documentário SURPLUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Gabriel das Neves Cunha

RGM: 143600-7

Análise do documentário SURPLUS

O documentário mostra a realidade empregada atualmente. SURPLUS mostra duras críticas ao capitalismo e ao consumo sem medidas, onde o homem é visto e demonstrado como uma verdadeira máquina consumista e destruidora. A maioria da população mostra ser manipulada, influenciada e enganada por propagandas e publicidades mentirosas, ainda por cima mal feitas.

Podemos ver que SURPLUS é um documentário neutro, onde não defende nenhum ponto de vista, pois critica também o socialismo, assim mostrando a situação e como é seguido o regime militar imposto em Cuba, um país onde as pessoas não podem fazer suas próprias escolhas, e ainda por cima seguir um sistema bruto e ditatorial.

O documentário também apresenta fortes críticas ao uso da tecnologia, mostrando que a cada dia que passa o ser humano depende cada vez mais dela, o que nos faz pessoas mais individualistas, SURPLUS quer demonstrar que para essa tecnologia chegar até nós, além de ter exploração de pessoas, houve também trabalho escravo em algum lugar do mundo, onde até crianças que deveriam estar em uma escola, estão trabalhando para ganhar muito pouco, somente para encher o bolso de “Gente Grande”.

A principal característica do documentário, é mostrar que o capitalismo é um sistema onde os pobres além de serem explorados e praticamente escravizados, ganham muito pouco, já os ricos, conhecidos no documentário como “burgueses”, fazem o mínimo do trabalho e ficam com o lucro total obtido, assim mostrando que esse sistema é desleal, onde as riquezas são mal dividas e apropriadas.

Eles também buscam mostrar os ideais de John Zerzan, que sempre levou a ideologia que os problemas da humanidade vão ser resolvidos, a partir do momento em que o mundo decidir viver, e realmente ser livre, sem tecnologias, sem indústrias, etc.

SURPLUS se encerra com uma cena bastante inusitada, mas que possui um significado enorme, onde é mostrada uma fábrica de bonecas sexuais, que o cliente pode escolher sua boneca da forma que desejar, no documentário eles representam a fábrica como se fosse o capitalismo, pois mostra como somos individualistas e somos tratados como fantoches, assim definindo, que o sistema nos manipula totalmente no que fazemos ou deixamos de fazer, então analisando os fatos, podemos ver que segundo o documentário nós não mostramos nossa liberdade de expressão e acabamos entrando num regime totalmente socialista, isso não imposto por ninguém, mas colocado em prática por nós mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com