TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Para Obtenção De Nota Unip

Exames: Aps Para Obtenção De Nota Unip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 3

Métodos

Segundo Júlio Aróstegui, o método atuaria como uma bússola para a teoria, um sistema de orientação no transito dos caminhos que seriam seguidos para obter certezas.

Enquanto a teoria proporia explicações para os fenômenos e soluções para os problemas observados, o método seria o procedimento adotado para obter conhecimentos e determinar os passos para explicar e demonstrar a realidade, comprovando hipóteses.

Entretanto, paradoxalmente, assim como a teoria depende do método, este último também só poderia existir dentro do âmbito de procedimentos lógicos formulados a partir de pressupostos teóricos, formando o que os lógicos chamam de circulo, já que a teoria necessita do método e este da teoria.

Apesar de na antiguidade, Aristóteles ter demonstrado certo interesse pela composição de um método, chamado por ele de investigação, foi René Descartes, no século XVII, que iniciou a vinculação do método com a ciência, pretendendo, através da obra Discurso do Método, fornecer um caminho pelo qual se poderia determinar resultados.

Descartes pretendia criar um programa que regulasse, antecipadamente, uma sequência de operações para evitar erros, dividindo problemas complexos em partes menores para facilitar sua resolução, a semelhança de uma equação matemática, resolvida parte a parte até a atingir a solução do todo.

O aprimoramento deste conceito conduziu a sua interdependência com a técnica, o conjunto de procedimentos ordenados pelo método.

A técnica, segundo uma definição alcançada em 1890 pelo filosofo Espinas, seria, justamente, a prática necessária para efetivar o método, compondo o domínio de procedimentos, instrumentos e materiais, de modo que um método poderia empregar diversas técnicas e uma técnica ser útil a diversos métodos.

A teoria, o método e a técnica, unidos, compõem um sistema, constituindo um modelo que torna a ciência possível.

O conceito de modelo implica em operações visando representar as relações e funções que ligam as unidades de um sistema, por meio de generalizações, permitindo explicações.

A ciência precisa de modelos para entender a realidade e resolver os problemas que a pesquisa impõem, mesmo que a percepção não passe de um momento cognitivo, remetendo a busca pela verdade e a distinção do conhecimento cientifico de seu similar oferecido pelo senso comum.

Técnicas

Ao contrário do que poderia ser imaginado, o historiador não produz analogias aleatórias a partir de imagens que forma de frases soltas nos documentos, não junta grosseiramente colocações que possam sustentar sua opinião pessoal e não constrói imagens do passado calcadas em suas próprias lembranças ou em concordância com sua visão do presente.

Ele carece do domínio de técnicas que permitam, constantemente, retificar a história, substituindo, como pretenderam alguns, os traços falsos pelos exatos.

É justamente o domínio da técnica que permite ler os documentos para tentar visualizar corretamente o passado.

Poderíamos listar uma infinidade de técnicas utilizadas para ler os dados contidos nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com