TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arsênico, Boro, Níquel, Silício, Vanádio, Cobalto, Enxofre, Cloro.

Ensaios: Arsênico, Boro, Níquel, Silício, Vanádio, Cobalto, Enxofre, Cloro.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 6

Arsênico, Boro, Níquel, Silício, Vanádio, Cobalto, Enxofre, Cloro.

Sais Minerais

Citologia - Citologia

Os Sais Minerais, parceiros das Vitaminas e aliados do organismo. São tão importantes quanto aquelas. Fazem parte do crescimento, das defesas imunológicas e são os formadores das partes sólidas do corpo. Como ossos e dentes. Além de ajudarem na formação e manutenção dos nossos tecidos, músculos, orgãos, e das células do sangue. Também previnem doenças e alguns problemas relacionados ao ossos e mal funcionamento dos orgãos. Além de aumentar a expectativa de vida, contribuir para uma boa aparência, e melhoram o metabolismo, combatendo fadiga e stress. O organismo não produz sais minerais, sendo preciso a sua ingestão diariamente. Mas como as suas parceiras, as Vitaminas, na dose certa. O excesso de alguns minerais podem causar distúrbios e até problemas graves ao organismo

Conheça os Sais Minerais: Suas funções, suas fontes, suas carências e seus excessos.

Cálcio

Cálcio

Tem um papel essencial a quase todas funções do organismo, como: Coagulação do sangue, oxigenação dos tecidos, transmissão dos impulsos nervosos, regularização dos batimentos cardíacos e equilíbrio de ferro no organismo. E principalmente na formação de ossos e dentes, indispensável na dieta de recém-nascidos, crianças e gestante. Previne a osteoporose. TRABALHA em equílibrio com o fósforo.

Fontes: Leite, queijo, iogurte, legumes verdes, cereais integrais, grãos, nozes (amendoin, castanha, etc), milho, soja, tofu (queijo soja), repolho chinês, couve, brócolis,

Carência: Causa deformação óssea; enfraquecimento dos dentes.

Excesso: Pode causar pedras nos Rins, hipercalcemia, síndrome álcalina do leite, e Insuficiência renal.

Nota: Mulheres Amenorréicas (exercício - ou anorexia nervosa-induzida) reduz absorção de cálcio líquida.

Não há nenhum dado consistente para apoiar que uma ingestão alta de proteína aumenta exigência de cálcio.

Cromo

Ajuda manter níveis de glicose do sangue normais.

Fontes: Alguns cereais, carnes vermelha, aves, peixe, cerveja.

Carência: causa raquitismos em crianças; osteomalácia (amolecimento dos ossos) em adultos; deformações na coluna e Osteoporose.

Excesso: Causa falência renal crônica.

Cobre

Componente de enzimas em metabolismo férreo. Age na formação da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue) e da mielina (substância do sistema nervoso) e do colágeno, auxilia na luta contra infecções.

Fontes: fígado, rim, coração (bovino), ostra, vegetais verdes, soja, frutas secas, pêra, caranguejo, lagosta, frutos do mar, nozes, sementes, cereais de trigo, produtos de grão integrais, produtos de cacau.

Carência: dificulta a absorção de ferro pelo organismo.

Excesso: Pode causar Distúrbio Gastrointestinal, e danificar o fígado.

Flúor

Ajuda a formar e proteger os dentes, previnindo as cáries dentárias, e o desgaste dos ossos, previnindo a osteoporose.

Fontes: Água com Flúor, chás, peixe marinho, produtos dentais com Flúor, agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral.

Carência: Ajuda a desenvolver cáries dentárias.

Excesso: Esmalte e Fluorose do esqueleto.

Iodo

É indispensável ao bom funcionamento da tiróide. Componente dos hormônios tiróides; e previne papo e cretinismo (doença relacionada a tiróide).

Fontes: No Brasil com em outros países, o iodo é acrescentado ao sal de cozinha. Suprindo a maioria das necessidades. Sal iodado, produtos marinhos, alguns vegetais.

Carência: Causa o Bócio, doença relacionada a problemas na tiróide. Com o crescimento do papo.

Excesso: Elevada concentração de hormônio estimulante Tiróide (TSH).

nota: Indivíduos com auto-imune doença da tiróide, deficiência de iodo prévia, ou papo nodular são distintamente suscetíveis ao efeito adverso de ingestão de iodo em excesso.

Então, indivíduos com estas condições podem não ser protegidos pelo limite máximo de ingestão de iodo para a população geral.

Ferro

É um componente da formação da hemoglobina e de numerosas enzimas, na oxigenação das células e no equilíbrio metabólico, no transporte de oxigênio dos pulmões para as células e na condução de gás carbônico das células para os pulmões; previne anemia de hipocromica microcítico ou anemia. Muito comum em mulheres. O ferro pode ser armazenado pelo organismo.

Fontes: fígado, rim, coração, gema de ovo, aspargo, leguminosas, cereais integrais, verduras, nozes, frutas secas, vegetais, azeitonas, carne bovina.

Carência: Causa Anemia.

Excesso: Provoca distúrbio Gastrointestinal.

Nota: Por falta de heme (pigmento vermelho do sangue) provocado por baixa absorção de Ferro, principalmente em pessoas com dietas vegetarianas. Então, foi sugerido que a exigência férrea para esses que consomem DIETA vegetariana é aproximadamente o dobro a mais do que os não-vegetarianos.

Magnésio

Cofator para o sistema de enzimas. Regulas as células nervosas, ajuda na formação de anticorpos e no alívio do stress. Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular.

Fontes: Verduras folhas verdes escura (agrião, espinafre), grãos ásperos, nozes, carne, gomas, leite, frutas cítricas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com