TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos gerais da estrutura de cuidados fisioterapêuticos

Seminário: Aspectos gerais da estrutura de cuidados fisioterapêuticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Seminário  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Aspectos gerais da estrutura de um serviço de fisioterapia: o projeto

Projetar, no sentido geral do termo, é apresentar soluções possíveis de serem implementadas a uma necessidade, um resultado desejado e um objetivo. O projetista deverá examiná-las, avaliar as probabilidades de cada uma delas e finalmente inclinar-se por aquela que julgar mais adequada, pressupondo a capacidade de criação para elaborar as soluções possíveis dentro de um determinado contexto; e a capacidade de discernimento para compará-las e solucioná-las. Por essa razão, o projetista deve preocupar-se com sua viabilidade tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista econômico (LIDA, 1990).

Os elementos mais importantes para o êxito nessa espécie de programa são uma equipe habilitada e instalações satisfatórias. Torna-se importante observar o layout detalhado do projeto de ambientação, visando (LIMA, 1997):

• distribuir uniformemente os pontos de iluminação geral;

• prever pontos de iluminação para destaques específicos;

• distribuir uniformemente as tomadas de uso geral;

• prever tomadas sobre bancadas – 0,30 m de altura da bancada;

• localizar tomadas de uso específico a no máximo 1,50 m dos aparelhos de utilização;

• obedecer às convenções (ABNT, 1990) para:

tomada baixa – 0,30 m do piso;

tomada média – 1,30 m do piso;

tomada alta – 2 m do piso;

pé-direito – 2,80 m;

quadro de distribuição – 1,20 m do piso;

largura das portas – 0,90 m.

O acesso ao centro deve levar em conta a possibilidade de estacionar, o fluxo de entrada e saída e também a facilidade de encontrar as instalações depois que se chega ao estacionamento. Será lógico instalar o centro em andar térreo para facilitar a entrada dos pacientes.

O fator mais importante na distribuição do espaço em um centro de reabilitação reside numa estimativa realista da dimensão do programa, em função do número de pacientes circulantes na unidade. A cada paciente devem corresponder aproximadamente 10 m2.

O espaço real onde serão feitos os exercícios será menor depois de instalados o equipamento, os armários e as estantes, os bebedouros, as pias, os balcões e os itens de decoração. Se o espaço livre restante for muito pequeno, a colocação de espelhos serve para dar a impressão de ambiente mais amplo. Quando a paisagem vizinha é pitoresca, agradável, convém aproveitá-la ao máximo no projeto, fazendo uso de janelas amplas, as quais devem dar, evidentemente, para a paisagem em questão.

A temperatura deve permanecer dentro dos limites aceitáveis, aproximadamente 27 ºC. A força elétrica normal deverá ser composta por 110 volts e 220 volts. É conveniente a instalação de um número suficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com