TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Prática 1

Por:   •  30/9/2015  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  191 Visualizações

Nome: Elisangela Lisboa     RA: B64CFF-4     Turma: CB6P15

AULA PRÁTICA -1

DESPRENDIMENTO DE O2 – INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA

1-INTRODUÇÃO

O oxigênio molecular formado durante o processo fotossintético fica dissolvido no lúmen do cloroplasto, ultrapassa a membrana dupla dessa organela, atinge o citoplasma e quando sua pressão parcial aumenta no meio liquido celular a tendência é escapar para fora da célula atravessando a plasmalema e a parede celular até atingir o exterior do tecido verde da planta, formando bolhas de O2 se for uma planta aquática (submersa).

Deve-se compreender que, em experimentos dessa natureza, os resultados nem sempre são perfeitos, pois o numero de bolhas pode variar durante a experiência, em função de fatores tão diversos como tamanho do ramo, alterações mecânicas na região cortada e variações na solubilidade do oxigênio provocadas por mudanças de temperatura, etc. De qualquer modo, o “método das bolhas” é utilíssimo nas aulas práticas, em virtude de sua extrema simplicidade.

2-MATERIAL UTILIZADO

Macrófita aquática submersa Egeria densa Plancton (Hydrocharitaceae) (Elódea)

Béquer de 500 ml, funil, tubo de ensaio e lâmina de barbear

Bicarbonato de sódio

3-OBJETIVO

Neste experimento será necessário contar o “ número de bolhas desprendidos.”

4-RESULTADO

Após fazermos a solução em temperatura ambiente, coletar um ramo de Egeria densa e montarmos todo o esquema embaixo de uma fonte de luz, aguardamos a fotoquímica da fotossíntese funcionar. Começou a subir 1 bolha por minuto, após 11 bolhas (11 min.) reduziu o intervalo para 40 segundos por bolha. Observou-se que em 15 minutos subiram 36 bolhas totais, diminuindo o espaçamento entre elas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com