TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Prática de Líquens

Por:   •  5/11/2018  •  Ensaio  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

OBJETIVO:

Identificar diferentes tipos de fungos e liquens. Observar macroscopicamente e microscopicamente a estrutura dos fungos e liquens. Avaliar a importância biológica dos fungos e liquens.

Observação: Alguns fungos são venenosos, como o cogumelo branco da espécie Amanita muscuria, que pode matar uma pessoa, e espécies do gênero Psilocybe, que provocam efeitos alucinógenos semelhantes ao LSD, causando sérios danos ao sistema nervoso.

Os fungos são compostos por hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Os fungos não possuem clorofila, por isso não produzem seu próprio alimento. Eles soltam ao seu redor uma substância chamada exoenzima. Essas enzimas digerem moléculas orgânicas do ambiente, e então o fungo absorve.

Algumas espécies de fungos vivem em associações mutualísticas com raízes de plantas, formando as micorrizas, que podem ser observadas em tomateiro, morangueiro, macieira e gramíneas, em geral. Os fungos também podem se associar a algas verdes e a cianobactérias ou cianofíceas, formando os liquens, que se instalam em troncos de árvores, rochas, muros, etc.

PROCEDIMENTO: Preparo da lâmina para observação dos fungos e liquens

Procedimentos A (levedura)

Prepare 1 hora antes o fermento biológico em água com açúcar para verificar o desenvolvimento da levedura Saccharomyces cerevisae em diferentes estágios de brotamento.

Prepare lâmina com uma gota ou duas da amostra do fermento dissolvido com a solução do açúcar e cubra com uma lamínula. Evidencie a estrutura do fungo ao microscópio. Observe-o em aumentos 10x, 40x e 100x. Faça as observações no caderno.

Procedimentos B (outros fungos )

Com uma cultura de fungo (bolor de pão, extrato de tomate, queijo ou outros alimentos), coletar uma amostra da cultura com o auxilio de uma pinça e colocar em uma placa de pétri ou vidro de relógio. Em seguida leve a placa de pétri até a lupa.

- Observe o material e faça suas anotações

- Coloque uma sub-amostra (pouco) em uma lâmina adicione uma gota de azul de metileno 1%, azul de toluidina 0,25% ou lugol e cobrir com uma lamínula para observar ao microscópio nas objetivas 10x 40x e 100x.

Caso haja amostra de cogumelo comestíveis fresco - analise macroscopicamente, com auxílio de uma lupa manual sua estrutura. Faça as observações desenhando as estruturas.

Procedimentos C (liquens)

- Pegue amostras de diferentes liquens e observe na lupa.- Com uma pinça retire uma pequena sub-amostra e coloque em uma lâmina, com a pinça e/ou com agulhas finas separe o material em pequenas partes, adicione uma gota de azul de metileno e cobra com uma lamínula, observe ao microscópio nas objetivas 10x 40x, diferencie as células dos fungos (hifas) e das algas ou cianofíceas.

MATERIAIS QUANTIDADE

Água destilada – pisseta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com