TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NA MIASTENIA GRAVIS

Monografias: BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NA MIASTENIA GRAVIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2015  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 6

DENISE LOPES VIEIRA

NEURIVAN MOREIRA CARVALHO

BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NA MIASTENIA GRAVIS

TRINDADE, 2011

CENTRO DE ESTUDOS OCTAVIO DIAS DE OLIVEIRA

FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES

BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NA MIASTEMIA GRAVIS

DENISE LOPES VIEIRA

NEURIVAM MOREIRA CARVALHO

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para elaboração do trabalho de conclusão do curso de graduação em Fisioterapia bacharelado da Faculdade União de Goyazes, sob a orientação do Prof._______________.

TRINDADE, 2011

SUMÁRIO

1- APRESENTAÇÃO...................................................................00

2 -INTRODUÇÃO.........................................................................00

3 - OBJETIVOS E HIPÓTESES....................................................00

3.1 – Objetivo Geral......................................................................00

3.2 – Objetivos específicos...........................................................00

3.3 – Hipóteses.............................................................................00

4 - JUSTIFICATIVA.......................................................................00

5 - METODOLOGIA......................................................................00

6 - CRONOGRAMA.......................................................................00

7.1 – Plano de Trabalho................................................................00

7.2 – Viabilidade............................................................................00

8 - BIBLIOGRAFIA........................................................................00

9 - ANEXOS..................................................................................00

1- APRESENTAÇÃO

Myasthenia Gravis é uma doença auto-imune de desorganização neuromuscular crônica, o corpo produz anticorpos contra a acetilcolina (uma substância química que transmite o impulso nervoso através da junção neuromuscular - um neurotransmissor), causando fraqueza dos músculos voluntários, não é fatal, mas pode ameaçar a vida quando atinge os músculos da deglutição e da respiração.

Pelo grande progresso da fisioterapia nos pacientes miastênicos, antes fatal para a maioria dos pacientes, a doença agora pode ser tratada eficientemente com medicação e exercícios terapêuticos, o paciente pode viver uma vida produtiva e com qualidade. O interesse surge justamente dessa visível e incrível melhora, dos benefícios do tratamento, incluindo intrinsecamente a ele as variações metabólicas e psicológicas causadas pela fisioterapia nos pacientes miastênicos.

2. INTRODUÇÃO

A Myastenia Gravis é uma doença autoimune provocada pelo fato do corpo reagir contra a acetilcolina, que é um neurotransmissor responsável pelas contrações musculares. Em meados de 1935 foi descoberto a relação da acetilcolina com a contração muscular cardíaca, a partir daí os estudos foram se intensificando e chegaram a conclusão que a Miastenia Gravis decorria da disfunção na placa motora terminal, devido a um defeito na transmissão pós-sináptica na junção neuromuscular, o corpo produz anticorpos conta a acetilcolina , então os receptores são mudados morfológicamente. Os Anticorpos causam destruição dos receptores através da endocitose ou provocando danos a membrana muscular pós sináptica, resultando em menor polarização e contrações musculares fracas.

Em uma junção neuromuscular sadia, os sinais gerados nos nervos causam a liberação de acetilcolina, que se liga aos receptores de acetilcolina das células musculares, causando um influxo de íons de sódio que causam indiretamente a contração muscular.Em paciente com Miastenia Gravis , os auto-anticorpos específicos para o receptor de acetilcolina reduzem o número de receptores na superfície da célula muscular, ligando-se aos receptores e causando sua endocitose e degradação. Conseqüentemente, a eficiência da junção neuromuscular é reduzida , o que manifesta contração muscular. (PARHAM, 2001, p310)

A Miastenia Gravis é uma doença rara com prevalência de 5 casos em 100 mil habitantes, ocorrendo principalmente em mulheres com a faixa etária de 26 anos e nos homens aos 31 anos.

È desconhecido o que desencadeia o ataque do organismo contra seus próprios receptores de acetilcolina, sendo que a predisposição genética desempenha um papel essencial. Os anticorpos circulam no sangue e as mães com Miastenia Gravis podem passá-los ao feto através da placenta. Essa transferência de anticorpos produz a miastenia neonatal, na qual o recém-nascido apresenta fraqueza muscular, que desaparece alguns dias ou algumas semanas após o nascimento.

O início da doença pode ser súbito (com fraqueza muscular grave e generalizada), embora mais frequentemente os sintomas iniciais sejam variáveis e sutis, o que torna o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com