TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Molecular

Pesquisas Acadêmicas: Biologia Molecular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

biologia é dividida em várias áreas e uma das mais complexas é a biologia molecular. Ela estuda os padrões moleculares baseados em aprofundamento genético e bioquímico. Esses padrões definem as estruturas e funções do material genético e seus produtos de expressão (proteínas), analisa a interação entre diversos sistemas celulares entre eles a interação entre DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) e a síntese proteica.

A bioquímica molecular classifica-se como estudo das reações químicas que ocorrem em organismos vivos.

A história mostra que a microbiologia foi fundamental para o desenvolvimento da biologia molecular, pois a grande parte dos conceitos chave e das técnicas usadas na BM foram fundamentados a partir de estudos e experimentos realizados ultilizando bactérias, fungos e vírus (principalmente Bacterófagos - Vírus que infectam e destroem bactérias). Como não há diferença entre as diciplinas no fundamento de seus estudos, classifica-se a biologia molecular como intermediária entre a Bioquímica e a Genética.

A história da biologia molecular é bem interessante, pois é uma área que iniciou seus trabalhos junto à descoberta dos ácidos nucleicos DNA e RNA no ano de 1953 pelos cientistas Watson e Crick que também sugeriram um modelo para sua replicação e a descoberta das bases nitrogenadas Adenina, Timina, Guanina e Citosina.

As principais descobertas são bem recentes como exemplo a forma exata de divisão celular mostrando que pode haver erros durante o processo, a interação entre as células e suas organelas, sistema imunológico e outros.

A biologia molecular é estudada por algumas técnicas específicas para cada tipo de sistema que se relaciona com a obtenção, identificação e caracterização de genes e essas diversas técnicas têm sido desenvolvidas no meio da biologia.

Atualmente as áreas que mais utilizam as técnicas dos estudos moleculares são as doenças genéticas, doenças infecto-contagiosas, testes de paternidade e Ciências Forenses (Perícia). Dentre esses, os estudos virais se destacam pois os vírus possuem carga genética mais simples que os seres humanos.

Temos como uma dessas técnicas a "reação em cadeia da polimerase" (PCR), que tem por finalidade estudar a replicação do DNA, localizar e identificar fragmentos particulares do DNA e analisar possiveis mutações.

A "eletrosforese em gel" também é uma forma de estudo e é uma das principais ferramentas de trabalho em biologia molecular. No geral, DNA e RNA (ácidos nucleicos) e proteínas são separados segundo o seu tamanho em uma matriz com campo eletrico apropriado. Na eletroforese em gel o DNA ou o RNA é separado e colocado uma amostra em gel de agarose fazendo migrar segundo a reação eletrica específica.

A técnica de Southern Blot nos permite obter informação sobre a massa molecular e a quantidade relativa de uma determinada sequência de DNA obtida por imagem através da autoradiografia ou autofluorescência.

A técnica de Northern Blot estuda o perfil de expressão de mRNA (ácido ribonucleico mensageiro). Analisa a localização, o momento exato e a quantidade de mRNA esta presente em determinada amostra. É a forma mais simples de determinar quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com