TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia PERGUNTAS

Ensaio: Biologia PERGUNTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Ensaio  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES

1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

A célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos organismos vivos, todos os organismos vivos são formados por células.

Existem dois tipos básicos de células, são:

• Procarióticas: sua principal característica é uma certa pobreza de em membranas, apresentando somente a membrana plasmática, também apresentam um citoplasma simples contendo poucas organelas.

• Eucarióticas: são mais complexas que as células procarióticas, apresentam um núcleo verdadeiro organizado e limitado por uma membrana chamada envoltório nuclear ou carioteca, a presença de membrana é sua principal característica.

2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções.

As principais biomoléculas são: Agua, carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucleicos.

Agua: Possui propriedades químicas que a tornam indispensável para os seres vivos, a agua serve de meio para a locomoção de substancias de um compartimento celular para outro., bem como proteger a célula contra mudanças bruscas de temperatura, devido ao fato de possuir elevado calor especifico, mantendo a temperatura dos seres vivos constante.

Carboidratos: são as moléculas mais abundantes na natureza e podem ser considerados a principal fonte de energia celular.

Lipídeos: são biomoléculas orgânicas constituídas por longas cadeias hidrocarbonadas apolares ou hidrofóbicas, e por esse motivo são insolúveis em agua e solúveis em solventes orgânicos, eles são importantes para os seres vivos como a reserva energética e estrutural, sendo o principal componente da membrana plasmática.

Proteínas: são macromoléculas formadas por uma longa cadeia de aminoácidos unidos entre si por uma ligação peptídeos. Cada proteína possui uma sequencia única de aminoácidos que lhe permite uma estrutura e uma função especifica, as proteínas contribuem para a formação tridimensional das células, das partes das células e das membranas fornecendo suporte mecânicos para a célula.

Ácidos nucleicos: são macromoléculas formadas para uma longa cadeia de nucleotídeos e são de grande importância biológica, uma vez que estão relacionados com o controle da atividade celular e com o armazenamento das informações genéticas.

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

A membrana plasmática é formada basicamente, por lipídeos, proteínas e carboidratos. A principal função das proteínas é selecionar todas as substâncias que entram e saem da célula.

Transporte Passivo: Quando as substâncias passam livremente através da membrana plasmática, ocorre sem que a célula precise gastar energia.

Transporte Ativo: É um tipo de transporte onde há gasto de energia. O gasto energético ocorre porque a molécula deve ser transportada contra o gradiente de concentração, ou seja do meio de menor concentração para o de maior concentração.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual sua principal função?

É composta por um sistema duplo de membranas (externas e internas) formando dois compartimentos: a matriz mitocondrial e o espaço intermembranoso. Sua principal função é ser responsável pela respiração celular.

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

É constituído por células justapostas, isto é intimamente aderida umas as outras formando uma camada celular continua com pouquíssimo material extracelular.

Os tipos de epitélios são:

Epitelio simples

Tecido Epitelial cúbico: sua função é de absorção, secreção e proteção.

Tecido Epitelial Pavimentoso Simples: atua na troca de gases, devido a pequena espessura.

Tecido Epitelial Prismático: revestimento do intestino delgado.

Tecido Epitelial Pseudoestratificado: suas funções são de secreção, absorção, lubrificação, proteção e transporte.

6) Como é constituído o tecido conjuntivo e quais são as suas funções? Como o tecido conjuntivo pode ser classificado?

É constituído por diversos tipos celulares separados por abundante material extracelular, ou matriz extracelular. O tecido conjuntivo proporciona a sustentação estrutural e metabólica para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com