TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia: Perguntas E Respostas

Exames: Biologia: Perguntas E Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2012  •  3.376 Palavras (14 Páginas)  •  2.867 Visualizações

Página 1 de 14

1- O que são bactérias? Cite 5 doenças causadas por elas explicando cada uma delas.

As bactérias são células procariotas e o seu DNA forma uma estrutura normalmente circular, a qual não tem qualquer tipo de camada envolvente (envelope nuclear). Têm também outras estruturas circulares, mais pequenas, os chamados plasmideos que contém genes acessórios. As bactérias não possuem um verdadeiro núcleo sendo o seu material genético designado de nucleóide. As bactérias não possuem organelos celulares como mitocondrias, plastos, complexo de golgi, mas possuem ribossomas e todas as estruturas necessárias à realizaçao de biossinteses e transformações energéticas. Podem reproduzir-se de modo autónomo e também são capazes de recolher e mobilizar energia do meio.

A sua replicação dá-se de modo geral de forma assexuada, normalmente por divisão binária, em que ocorre a replicação do DNA e as duas cópias (células-filhas) afastam-se em sentidos opostos. A membrana celular dobra-se para o interior de modo a formar uma bicamada a meio de célula, ocorrendo a divisão do citoplasma. Forma-se entao uma parede celular entre as duas membranas plasmáticas. Os plasmídeos também se replicam separadamente, em que cada célula-filha recebe cópias desses plasmideos.

Tracoma

É uma inflamação da conjuntiva e da córnea que pode levar à cegueira. A doença é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, de estrutura muito simples, semelhante a um vírus, e a transmissão se dá por contato com objetos contaminados. A profilaxia inclui uma boa higiene pessoal e o tratamento é feito com sulfas e antibióticos.

Sífilis

É provocada pela bactéria Treponema pallidium, que também é transmitida pelo contato sexual. Um sinal característico da doença é o aparecimento, próximo aos órgãos sexuais, de uma ferida de bordas endurecidas, indolor, o "cancro duro", que regride mesmo sem tratamento. Entretanto, essa regressão não significa que o indivíduo esteja curado, sendo absolutamente necessários diagnósticos e tratamento médicos, pois a doença tem sérias conseqüências, atacando diversos órgãos do corpo, inclusive o sistema nervoso.

Meningite meningocócita

É uma infecção das meninges. É causada pelo meningoccoco, os sintomas são febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. O doente deve ser hospitalizado imediatamente e submetido a tratamento por antibióticos, pois a doença pode ser fatal. É transmitida por espirro, tosse ou fala, sendo importante a notificação à escola caso uma criança contraia.

Coqueluche

Doença que ataca crianças, produzindo uma tosse seca característica, causada pela bactéria Bordetela pertussis. O tratamento consiste em repouso, boa alimentação e, se o médico achar necessário, antibióticos e sedativos para tosse.

Difteria

Doença muitas vezes fatal causada pelo bacilo diftérico, que ataca principalmente crianças. Produz dor de garganta, febre e fraqueza. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (contra coqueluche) na forma de vacina tríplice.

2 – Cite 4 características dos fungos.

Uni/pluricelulares/eucariontes e não possuem clorofila.

3 – O que são liquens?

Liquens são seres vivos formados pela associação de uma alga e um fungo. Enquanto a alga produz o alimento, o fungo a protege do ressecamento, fornecendo-lhe água, sais minerais e outros nutrientes importantes. Eles podem ter a forma de uma mancha, de uma folha seca ou de um pequeno arbusto. Podem ser brancos, amarelos, verdes, prateados e avermelhados. Os liquens crescem sobre pedras, areia, terra, cascas de árvores ou folhas. Muitos são encontrados em ambientes de díficil sobrevivência, como em desertos e rochas nuas, muito expostos ao sol e aos ventos. Podem sobreviver à falta de chuva durante meses. Alguns vivem até debaixo de gelo e neves eternas.

4 – O que é filariose? Descreva como podemos tratá-la.

A Filariose é um parasitismo causado por vermes nematóides (as filárias) que no estado adulto vivem no sistema linfático, causando obstrução do mesmo no tecido conjuntivo ou em outras partes do organismo humano. É transmitida pelo mosquito Culex, o pernilongo doméstico. Recife concentra a maioria dos casos desta doença no Brasil. Não há vacina para a filariose.

O tratamento para filariose é direcionado para a prevenir a evolução e corrigir as alterações causadas pela doença através de métodos medicamentosos .

Os medicamentos utilizados em indivíduos com filariose são denominados Dietilcarbamazina e Ivermectina. O tratamento com dietilcarbamazina é feito durante 12 dias, porém em alguns indivíduos este medicamento não demonstra eficácia sobre os parasitas adultos, nesses casos é necessário uma intervenção cirúrgica para a retirada dos parasitas.

É administrado somente uma dose de Ivermectina ao ano, o tempo exato do tratamento é indefinido porém estima-se que este medicamento deve ser usado de 5 a 10 anos. O tempo de tratamento varia, pois os indivíduos respondem de maneiras diferentes aos medicamentos.

5 - Cite 4 diferenças entre febre amarela e dengue.

6 – Explique a importância ecológica dos fungos decompositores.

Fungos decompositores, como o nome diz, servem para a rápida decomposição da matéria. Por exemplo, as fezes que um cachorro faz na grama: se não houvessem fungos decompositores, sua decomposição seria bem mais lenta. Os fungos decompositores se alimentam da matéria "podre".

7 – Qual a diferença entre hifas e micélio?

A hifa é um longo e ramificado filamento que em conjunto com outras hifas forma o talo de um fungo (micélio). As hifas podem também ser encontradas nos gonídios de líquens. Uma hifa típica é constituida por uma parede tubular de quitina.

Micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo. O micélio vegetativo é a parte correspondente a sustentação e absorção de nutrientes, se desenvolvendo no interior do substrato. O micélio que se projeta na superfície e cresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo. Quando o micélio aéreo se diferencia para sustentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com