TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biológica

Por:   •  30/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Curso: Gestão Ambiental                                                        Turno: Noturno Disciplina: Biologia Geral Aplicada À Gestão Ambiental         Turma: A

Professor: Flávia Nogueira de Sá                                            Data: 14/09/2016

Estudo Dirigido Prova 1

1. Por que as bactérias são consideradas os organismos que tem melhor sucesso ao colonizar o planeta?

               Porque são mais antigos, mais simples estruturalmente, menores fisicamente e mais abundantes na natureza. Tem diversidade metabólica e rápida divisão celular, duplica de tamanho e divide-se a cada 20 min.

2. Como procariotos afetam seus ambientes?

               Decomposição, tratamento de esgoto e biorremediação (limpeza de solos, águas... usa o poluente como nutriente transformando o poluente em molécula não tóxica para o ser humano), controle de pragas, digestão em animais e produção de substâncias importantes. Fixação de Nitrogênio e produção de O2 e O3.

3. Paredes celulares de fungos e exoesqueleto de artrópodes apresentam uma substância chamada quitina. Fungos, bactérias e plantas também produzem o hormônio de crescimento Giberelina. Como explicar porque organismos tão diferentes filogeneticamente apresentam características similares?

               Adaptação dos diferentes organismos a uma condição ecológica igual. Evolução convergente.

4. Originalmente, as cianobactérias eram chamadas de algas azuis e não eram agrupadas com as bactérias. Sugira uma razão que explique essa abandonada tendência e uma razão que explique serem hoje agrupadas com outras bactérias.

               Antes as cianobactérias eram consideradas algas, e algas deveriam ser apenas eucarióticas. Passou a ser agrupada nas bactérias pois são procarióticas.

5. Por que existe um sistema de classificação de seres vivos?

               Para organizar as espécies, baseado na taxonomia (analisa as características dos organismos para classificá-los e nomeá-los), sistemática (identifica,descreve, organiza e classifica os organismos) e filogenia (diversidade biológica, história evolutiva de uma espécie e grupos relacionados de espécies).

9. Espécies de árvores do gênero Araucaria estão presentes em países como Brasil, Chile, Nova Zelândia e Austrália. Em geral, cada país apresenta grupos de espécies diferentes. Como explicar que o mesmo gênero possa estar presente em localidades tão distantes?

               Porque acontece uma barreira física numa determinada população, dividindo o grupo e impedindo o contato entre eles. Podendo assim, até formar novas espécies. Isso acontece ao longo de milhares de anos, no caso da Araucaria o motivo foi a separação dos continentes.

10. Arquipélagos são geralmente locais de alta importância para preservação devido aos altos índices de endemismo e riqueza de espécies. Explique porque ilhas podem ter mais espécies exclusivas (endêmicas) e que não estão presentes no continente.

               Causado por quaisquer barreiras físicas, climáticas e biológicas que delimitem a distribuição de uma espécie ou provoquem a sua separação do grupo original. Quando a separação ocorre por um longo período, o grupo isolado sofre uma seleção natural que desenvolve nele uma diferenciação de outros membros da espécie. O ambiente isolado tem características de clima, solo e água distintos dos demais e seleciona as espécies que lá vivem de uma forma única: determinadas espécies só se desenvolverão naquele ambiente.

11. Você é um taxonomista e, em uma saída de campo, encontrou um organismo que aparentemente é representante de uma nova espécie. Descreva (pode ser em passos) o que deve ser feito (considere que a espécie é mesmo nova para a Ciência).

               Deve-se estudar a relação desse organismo com outros para estabelecer a relação evolutiva. Analisar as características para classificá-lo e nomeá-lo. Depositar em coleção científica oficial e publicar.

12. Você concorda que se indivíduos de uma mesma espécie permanecerem isolados (afastados) por uma grande quantidade de tempo, é possível que originem novas espécies? Justifique.

               Concordo. Porque se essa população for separada, os grupos vão se adaptar ao “novo local” que pode ter clima, solo e água diferentes. As próximas gerações dessa espécie vão se adaptando cada vez mais ao local. Logo, será considerada uma nova espécie que somente de desenvolverão naquele local. O ambiente molda os organismos.

13. Como é possível comprovar que uma espécie esteja mais adaptada em um local do que em outro?

    

           

14. “Sem as bactérias, as principais moléculas biológicas presentes nos corpos dos animais não poderiam existir.” Explique.

15. Que tipo de célula surgiu primeiro, a procarionte ou a eucarionte? Justifique.

               Procarionte. Aqueles organismos que ficaram em condições mais frias, se tornaram eucariotas (absorvendo outros procariotos – simbiogênese).

16. Qual é a importância dos museus que abrigam coleções biológicas?

18. As bactérias formam o grupo de organismos mais antigos do planeta. Portanto:

a. Não seria esperado que elas tivessem desaparecido (sido extintas)? Justifique.

        Não. As bactérias se adaptam facilmente ao ambiente em que vive.

b. Por que isso não aconteceu?

        Porque as bactérias tem rápida divisão celular. E grande diversidade de habitats, se adaptando a ambientes quentes e frios, ácido e alcalino, claro e escuro, salgados, nuvens, profundeza de oceanos, rochas, etc.

19. Chama-se de eutrofização um fenômeno relacionado ao crescimento de algas e cianobactérias. Esse fenômeno é benéfico ou maléfico ao ambiente? Explique sua resposta.

        Maléfica. Esse crescimento de algas vai habitar a superfície da água, formando uma camada densa que vai impedir a luminosidade de penetrar e provocar um déficit de oxigênio para os organismos que habitam o ambiente abaixo da camada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (155.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com