TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomas

Tese: Biomas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  Tese  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Biomas ( bio = vida, oma = proliferação) são grandes formações vegetais encontradas nos diferentes continentes que agregam diversos tipos de ecossistemas compondo diversas florestas e desertos, sendo dividido por grandes comunidades de diferentes características. A classificação dos biomas é das seguintes ligações: clima, relevo e vegetação.

Os grandes biomas são: Tundra, Temperada, Chaparral, Taiga, Desertos, Tropical e Savana.

A tundra apresenta um clima polar, com espécies que se reproduzem rapidamente e suportam baixas temperaturas, ocupando um quinto da superfície terrestre. A característica principal do clima é por possuir apenas duas estações; um inverno longo e frio, com noites contínuas e um verão curto com temperaturas amenas. A fauna é composta na sua maioria de animais migratórios que chegam durante o verão, mas alguns animais são residentes como o caribu, as raposas, as aves predadoras, o urso polar e pequenos mamíferos que constroem túneis no manto da vegetação, como os lemingues. É um bioma frágil devido à fina camada do seu solo fértil, que com o aumento dos impactos antrópicos, como a exploração mineral, pode ter seu solo facilmente destruído.

A floresta temperada é uma floresta tropical que apresenta um período de forte seca, e leva como sua forte característica a queda de mais de 70 % de folhas das arvores no período sem chuva. O clima é temperado com médias anuais moderadas e caracteriza-se pela ocorrência de quatro estações bem definidas com os dias de invernos curtos e baixas temperaturas. Os solos são geralmente abundantes em matéria orgânica, com uma grande riqueza de ervas que crescem durante a primavera enquanto as árvores ainda estão sem folhas. Diversos animais fazem parte deste bioma como ursos, raposas e veados. grande parte dos animais migra no outono-inverno e os que permanecem possuem adaptações que lhes permitem sobreviver em baixas temperaturas, como os que hibernam ou os que armazenam comida, como os esquilos, para ser usada durante o inverno.

Chaparral

Mais conhecida por bosques e arbustos, sendo uma espécie de matagal. Sua principal característica é o clima mediterrânio com invernos amenos e chuvosos, verões quentes e secos. Os animais que convivem em chaparral são: rapoza cinzenta, coelho da escova, manchado de gambá, rato de madeira, lagarto, jacaré e cascavel, já os membros da flora arbustiva são aromatizados como: alecrim, tomilho, lavanda, orégano, entre outros.

Taiga

Taiga é um bioma mundial também conhecida como Floresta de coníferas. O clima é frio e quase não chove, por isso, no verão, o solo descongela, permitindo a formação de florestas, pinheiros que são as principais árvores, e imigração de animais de porte médio e grande como guaxinins, alces, veados, renas, ursos, raposas, esquilos, lebres e aves diversas.

Deserto

Deserto é um bioma que recebe pouca precipitação pluviométrica, ou seja, chove muito pouco. O solo do deserto é principalmente composto deareia, com frequente formação de dunas. Paisagens de solo rochoso são típicas, e refletem o reduzido desenvolvimento do solo e a escassez de vegetação. As plantas perenes como os cactos apresentam sistemas radiculares superficiais que cobrem grandes áreas. Estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com