TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomecânica

Ensaios: Biomecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: Para cada plano de movimento, temos um eixo perpendicular a ele. Diante disso, identifique o plano e o eixo correspondente aos movimentos de: flexão/extensão, adução/abdução e rotação lateral/rotação medial.

R: Os movimentos de flexão e extensão, estão no plano mediano, o qual divide o corpo em lado direito e lado esquerdo. Para qualquer movimento no plano mediano, o eixo é o latero-lateral ou eixo X.

Já os movimentos de adução e abdução, estão no plano frontal ou coronal, que divide o corpo em anterior e posterior. Cujo o eixo é o eixo Z ou antero-posterior.

O plano horizontal ou transverso divide o corpo em superior e inferior, este que é o plano dos movimentos de rotação lateral e medial. O eixo é Y ou longitudinal.

Questão 2: Como são classificadas as articulações, considerando os graus de liberdade de movimento? Explique e exemplifique.

R: Cada articulação tem um nível de liberdade de movimento diferente. Umas com maior e outras com menor eficiência dos movimentos angulares.

1) A monoaxil, que é a articulação com um eixo e um grau de liberdade, que exerce apenas o movimento de flexão e extensão. O exemplo das interfalangeanas dos dedos da mão e do pé e articulação do cotovelo.

2) Biaxial, a articulação com dois eixos e dois graus de liberdade, cujo os movimentos podem ser de flexão, extensão, abdução e adução. No nosso corpo temos metacarpofalangeanas da mão e radiocárpica do punho.

3) Triaxial, as articulações com três eixos e três graus de liberdade, além de exercer todos os movimentos de ambas as articulações citadas acima, esta também executa o movimento de rotação. O ombro e o quadril são exemplos de articulação triaxial.

4) E a anaxial, que temos apenas movimentos de deslizamento entre ossos do carpo, sacroilíaca e acromioclavicular.

Questão 3: Defina: força de compressão, força de tração, força de cisalhamento, força de torção e força de flexão.

R:

1) A força de compressão pressiona as estruturas

2) Força de tração alonga as estruturas

3) Força de cisalhamento comprime e desliza as estruturas

4) Força de torção ocorre força rotativa

5) Força de flexão ocorre o curvamento das estruturas

Questão 4: Como são classificadas as alavancas? Explique.

R: Alavanca de primeira ou interfixa. Esta, de primeira classe, a força e a resistência estão em lados opostos do eixo. Alguns exemplos comuns são, a gangorra dos parques e a tesoura. No corpo humano, ao considerarmos a ação simultânea de músculos agonistas e antagonistas agindo nos lados opostos de uma articulação, cria-se uma alavanca de primeira classe, que, geralmente, age para gerar equilíbrio, como no caso dos músculos posteriores do pescoço, como o esplênio, que mantêm o equilíbrio da cabeça.

Alavanca de segunda classe que também é conhecida como inter-resistente, pois permite uma superioridade de força, a qual possibilita que pesos maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com