TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DE AVIFAUNA E COMUNIDADES BOT NICAS NA FLORESTA NACIONAL DE CHAPECÓ

Por:   •  2/4/2020  •  Artigo  •  3.488 Palavras (14 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 14

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DE AVIFAUNA E COMUNIDADES BOT NICAS NA FLORESTA NACIONAL DE CHAPECÓ

ANALYSIS OF AVIFAUNA AND BOTANICAL COMMUNITIES COMPOSITION IN THE NATIONAL FOREST OF CHAPECÓ

Acadêmicos: Adriely Block Serena¹, Caroline Erthal², Évelin Trentin³, Mariana Valgas, Rafael Ramos, Rafael Terras e Sônia Lemes.

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo identificar a composição de avifauna e plantas em oito pontos de áreas diferentes, sendo elas, mata nativa e área de plantação de Pinus, desenvolvido na Floresta Nacional de Chapecó (FLONA). Nessas áreas foram utilizados quatro pontos de coletas com uma rede de neblina para captura de aves e foram amostradas plantas a partir dos métodos de parcelas de levantamento arbóreo. Concluímos que os fatores estudados não têm relações estatísticas fortes.

Palavras chave: Pinus, aves, comunidades, composição. redes de neblina, parcelas de levantamento arbóreo.

ABSTRACT

The objective of the present study was to identify the bird and composition in eight points of different areas, namely native forest and Pinus plantation area, developed in Chapecó National Forest (FLONA). In these areas, four collection points were used with a mist net to capture birds and plants were sampled from the tree survey plot methods. We concluded that the studied factors did not have a strong statistical relation.

Keywords: Pinus, birds, communities, composition, mist nets, ree survey plot methods.

INTRODUÇÃO

No estado de Santa Catarina, podemos considerar a importância da floresta ombrófila mista ou Floresta com Araucária, como uma asseguradora da biodiversidade local. Dentre o território, é possível observar características peculiares e muitas vezes únicas no espaço em questão. Na Floresta Nacional de Chapecó (FLONA) a vegetação típica de floresta ombrófila mista é de cobertura inicial e parcial pela planta Araucaria sp. na primeira camada de vegetação, seguida de espécies de arbustos e substratos arborescentes de médio a pequeno porte. Também destacam-se, Mata Atlântica, plantios homogêneos de Araucaria sp., Pinus sp. e Eucalyptus sp. e a presença do xaxim falso ou também samambaiaçu (Alsophila setosa Kaulf. R.M. Tryon) além de serem encontradas algumas espécies ameaçadas da flora, como a canela-sassafrás (Ocotea odorifera Vell. Rohwer).

Enquanto, nas proximidades prevalece a condição de mosaico com as formações florestais naturais fragmentadas pelo intenso uso agrícola do solo para lavouras anuais, pastagens e silviculturas (ICMBio, 2013). A substituição de florestas naturais por plantios comerciais de árvores na silvicultura tem sido uma prática bastante comum em vários países, sendo apontada com uma das principais ameaças à biodiversidade de aves tropicais. Desse modo, podemos citar algumas espécies ameaçadas da fauna, como o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) e o pica-pau-de-cara-amarela (Dryocopus galeatus).

As aves são facilmente identificáveis, chamando a atenção por sua beleza e tamanho, exibindo uma coloração deslumbrante, tornando-se parte de um dos animais mais superiores. Além do que, as aves têm um papel fundamental na vida do homem e da natureza (SILVA; NAKANO 2008). Necessitando de um espaço mínimo para sobreviver, onde possam encontrar abrigo, alimento, e outros indivíduos da mesma espécie para reproduzir. Contudo, as atividades humanas (perturbação antrópica) têm ocasionado, principalmente, modificações na distribuição das aves. Sendo assim, responsáveis pela extinção de muitas espécies. Dessa forma, tivemos como intuito principal comparar e identificar a composição de avifauna em oito pontos de áreas diferentes, sendo eles, área de mata nativa e área de plantação de Pinus.

1 MATERIAIS E MÉTODOS

1.1 Caracterização da área de estudo

O presente estudo foi desenvolvido nos dias 22 e 23 de novembro de 2019 na Unidade de Conservação Federal - Floresta Nacional de Chapecó (FLONA), (Figura 1). Formada por uma área de 1.573,51 hectares, dividida em três fragmentos. As Glebas I e III estão situadas na divisa entre os municípios de Chapecó e Guatambu, e a Gleba II, está localizada no distrito de Marechal Bormann, na cidade de Chapecó. Em relação a avifauna, as espécies de encontradas computando-se somente as espécies de ocorrência plausível, chega-se a um total de 196 espécies de aves, sendo pelo menos 176 para a Gleba I e 157 para a Gleba II (ICMBio, 2013). Nota-se que a riqueza da avifauna é maior na Gleba I, o que, podendo ser explicado pela sua maior extensão e pela maior representatividade de habitats não florestais nessa área. Desse modo, 34 espécies foram registradas exclusivamente na Gleba I, e apenas 19 espécies foram exclusivas da Gleba II.

Foram demarcado oito pontos de amostragem, quatro na área de mata nativa e quatro em área de plantação de Pinus, as coordenadas são FN1 ‐ 27°06´15.3” 052°46´53.0, FN2 ‐ 27°06´21.8” 052°46´54.1”, FN3 ‐ 27°06´26.3” 052°46´59.7” e FN4 27°06´31.8” 052°47´04.3” referentes à área nativa. E os pontos P1 – 27° 6'7.57"S 52°46'58.77"O, P2 ‐ 27°06´12.6” 052°47´04.2”, P3 ‐ 27°06´17.1” 052°47´09.4” e P4 ‐ 27°06´20.9” 052°47´15.1” da área de pinus. Desse modo, foram utilizados os mesmos pontos para aplicação a metodologia de captura de aves e para levantamento da arborização pelo método de parcela (figura 2).

Figura 1. Floresta Nacional de Chapecó. Fonte:(ICMBio, 2013)

Figura 2: Imagem da área de amostragem. Fonte: Google Earth.

2 Avifauna

Para a captura de aves foram utilizadas redes de neblina de 20 mm, de 2 m x 6 m (dois metros de altura por 6 metros de largura). Como solicitado, os pontos de escuta com duração de 20 minutos se deram próximos às redes, e com o auxílio de um gravador, as vocalizações foram registradas em cada ponto. As redes foram abertas as 6 horas da manhã, sendo conferida a cada 30 minutos.

2.1 Vegetação arbórea

Para a amostragem das plantas foram utilizados métodos de parcelas de levantamento arbóreo, com o auxílio de uma bússola para orientação das parcelas, trena para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com