TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomedicina

Pesquisas Acadêmicas: Biomedicina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  2.487 Visualizações

Página 1 de 9

CONTEUDO 4 ANALISE FISICO QUIMICA

1- As afirmativas abaixo resumem uma série de comportamentos observados em sistemas de dispersões coloidais. Com base em seus conhecimentos, analise as informações abaixo.

I - Para o preparo de uma dispersão coloidal, disperso e dispergente precisam estar no estado sol.

II - O efeito Tyndall é uma técnica usada para identificar uma dispersão coloidal. As partículas que compõem os sistemas coloidais são muito pequenas para serem identificadas a olho nu, mas o seu tamanho é maior do que o do comprimento de onda da luz visível. Por isso, uma luz que atravesse um sistema coloidal será refratada pelas partículas.

III - O movimento Browniano refere -se à movimentação das partículas do dispergente em uma dispersão coloidal, já que as partículas do disperso são muito grandes e precipitam espontaneamente.

IV - Em uma dispersão coloidal, embora as partículas do disperso possam ser observadas por meio de um ultramicroscópio, não podem ser separadas de um dispergente por nenhum método.

Está correto apenas o que se afirma em:

D

II

2- Um determinado medicamento é constituído por uma mistura heterogênea onde as partículas do disperso são um agregado de macromoléculas com diâmetro entre 10Å e 1000Å. Essas partículas podem sofrer sedimentação pela ação de uma centrífuga e serem separadas do dispergente através de um ultra filtro. O medicamento acima é, portanto,

C

uma dispersão coloidal.

3- Muitos medicamentos são apresentados na forma de emulsão oleosa, cuja natureza química é uma dispersão coloidal. Coloquialmente, diz-se que as dispersões coloidais são dispersões intermediárias entre as soluções verdadeiras e os sistemas heterogêneos, possuindo, portanto, características próprias. Dentre essas características, podemos citar o movimento Browniano, cuja definição está corretamente indicada abaixo. Assinale a alternativa correta:

C

Movimento aleatório de partículas numa dispersão coloidal, como consequência dos choques entre moléculas do disperso e do dispergente. Também pode ser observado quando luz é incidida em lugares muito secos, onde macropartículas "flutuam" em movimentos aleatórios.

4-As dispersões coloidais são misturas heterogêneas nas quais o componente que aparece em menor quantidade é denominado disperso e o componente que aparece em maior quantidade é denominado dispergente. Em uma dispersão coloidal, as partículas do disperso são um agregado de átomos, íons ou moléculas, macromoléculas ou macroíons; o diâmetro das partículas do disperso estão entre 10Å e 1000Å. Além disso, podem sofrer sedimentação pela ação de uma ultracentrífuga, serem separadas do dispergente através de um ultrafiltro e observadas em um microscópio. Com base no texto acima, analise as afirmativas abaixo.

I - Uma dispersão é constituída por água (dispergente) e por moléculas com diâmetro de 1Å (disperso). Logo, essa dispersão é um coloide.

II - O sangue é uma dispersão coloidal. Assim, seus componentes podem ser separados por ultracentrifugação ou por ultrafiltração.

III - A observação das partículas do disperso, em uma dispersão coloidal, pode ser feita a olho nu. Isso porque as dispersões coloidais possuem apenas uma fase.

C

I e III

5-Azeite e vinagre quando misturados, logo se separam em duas camadas. Porém, quando se adiciona gema de ovo e agita-se a mistura, obtém-se a maionese, que é uma dispersão coloidal. Nesse caso, a gema de ovo atua como agente

A

emulsificante.

6- A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue de pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda. É responsável pela depuração de substâncias indesejáveis do sangue, como a urEia e outros excretas nitrogenados. A hemodiálise é baseada em um dos métodos de separação de misturas coloidais (no caso, o sangue) denominada

D

ultrafiltração.

7-Avalie as seguintes afirmativas sobre os coloides.

I - As proteínas formam, em solução aquosa, coloides hidrófilos.

II - O fenômeno de migração de partículas coloidais sob a influência de um potencial elétrico é chamado de eletroforese.

III - As partículas de um coloide hidrófobo podem ser separadas do dispergente por filtração comum.

Está correto apenas o que se afirma em

A

I e II

8-Uma suspensão é uma mistura constituída por fases que podem ser identificadas a olho nu

PORQUE

o diâmetro das partículas dispersas em uma suspensão é superior a 1 micrômetro.

C

As duas afirmativas estão corretas, e a segunda justifica a primeira.

CONTEUDO 5

1-Para determinar a porcentagem de LiOH numa solução de concentração desconhecida, foi feito o seguinte procedimento: 20,0 g desta solução foi colocada num béquer pesando 30,0 g e evaporada completamente, resultando uma massa total (sólido + béquer) de 31,0 g. Sabendo-se que na temperatura do experimento a solubilidade do LiOH é de 11,0 g por 100 g de água pode-se afirmar que:

A

A massa de LiOH corresponde a 5 % da solução e que esta é insaturada.

2-A poluição térmica causada pela utilização das águas dos rios e dos mares para refrigeração dos rios e dos mares vem do fato de que estas águas retornam mais quentes que as do meio ambiente. Este aumento pode causar mudanças no meio ambiente, alteração no ciclo de vida de e até mesmo morte dos peixes e plantas. Em termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com