TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entenda A Carreira De Biomedicina

Exames: Entenda A Carreira De Biomedicina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

Entenda a carreira de Biomedicina

Na opinião da doutora em Biomedicina, Georgea Matura de Batista, tanto a Medicina quanto a Biomedicina apresentam condições de estudo, investigação e pesquisa. Porém, ela ressalta que cada uma das áreas apresenta focos diferentes e explica que o médico faz os exames clínicos, diretamente com o paciente, e prescreve pedidos de exames e medicamentos.

"O biomédico realiza os diagnósticos complementares tais como exames laboratoriais (sangue, urina, fezes, outras secreções), por imagem, citológicos, entre outros. A correlação dos achados realizados com os pedidos e suspeita médica auxilia no fechamento do diagnóstico e melhor tratamento do paciente", esclarece.

O curso de Medicina exige dedicação em período integral durante seis anos, enquanto o biomédico estuda de quatro a cinco anos, por meio período. Entre as principais características para tornar-se um biomédico, a doutora afirma que o fundamental é gostar da área de ciências biológicas e não ter receio de lidar com amostras contaminadas, ter seriedade e consciência ao usar os equipamentos de proteção individual, além de ter uma boa relação com outros profissionais e saber trabalhar em equipe. "Também é preciso entender de exatas, pois no dia a dia lidamos com diluições, aparelhos, equipamentos caros".

Áreas de atuação - Quem pensa que o principal ambiente de trabalho de um biomédico é um laboratório de análises clínicas está muito enganado. Segundo Georgea, há várias áreas de atuação como indústria alimentícia, hospitalar, medicamentos, qualidade de água, diagnóstico por imagem, exames de citologia (como papanicolau e outros) e estética. "Há também oportunidades na área da pesquisa e que abrange qualquer setor da área de saúde, pois muitas das pesquisas são multidisciplinares, multiprofissionais", esclarece.

A escolha - A doutrora em Biomedicina conta que sempre gostou da área da saúde, mas não queria atuar diretamente com o paciente. "Queria saber como descobriam o que a pessoa tinha, como que interpretavam se a pessoa tinha isso ou aquilo só de ver o sangue, urina, e outros. Foi então que optei por conhecer esse universo", conta.

Para dar conta dos estudos aliado com trabalho, ela diz que é preciso muita dedicação. Ela dedicou anos ao aperfeiçoamento na área de atuação fazendo especialização, mestrado e doutorado. "Investi muitos anos na área de microbiologia. Durante as pesquisas, que são simplesmente incríveis, conheci um universo maravilhoso e pude passar um pouco ao lecionar. ɠ diferente de laboratório que é uma área mais objetiva e que precisa apresentar rapidez e eficácia no exame", explica.

Ela afirma que graças as pesquisas desenvolvidas há facilidades de diagnóstico e interpretação para profissionais que estão em outras áreas. "Enfim, tudo está relacionado", diz. Para ela, não existe uma área preferida para atuar já que considera suas oportunidades únicas nos estudos, trabalhos, ministrar palestras, participar de congressos e manter-se atualizada sobre tudo da área. "Como professora sempre aprendi mais com os alunos do que eles comigo. E no laboratório cada dia é uma aprendizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com