TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bromidrose

Artigo: Bromidrose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  Artigo  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 5

A bromidrose é definida como o suor com odor desagradável, que pode ocorrem em dois locais distintos: pés e axilas. Apresenta como etiologia a presença das bactérias ou fungos nessas regiões, que agem sobre o suor quando encontram-se em um ambiente propício (quente, úmido e escuro), levando ao mau cheiro característico.

O sinal clínico apresentado é o odor fétido nessas regiões, recebendo os nomes populares de cecê e chulé, nas axilas e pés, respectivamente. Neste último local, o mau cheiro pode vir acompanhado e maceração (aspecto esbranquiçado da pele) ou descamação da pele.

O chulé é comum em adolescentes, que costumam usar tênis com muita freqüência, e em profissionais que tem a necessidade de utilizar sapatos fechados diariamente sem trocar de calçado.

Para evitar o aparecimento da bromidrose recomenda-se:

• Manter uma adequada higiene dos locais acometidos, dando preferência para sabonetes antissépticos;

• Secar bem a pele após o banho, especialmente nos vãos dos dedos;

• Trocar o vestuário diariamente;

• Dar preferência para calçados abertos;

• Manter os calçados sempre limpos e secos;

• Evitar deixar a pele úmida por muito tempo.

O tratamento objetiva reduzir a população de microrganismos nos locais afetados, controlando assim, sua atuação sobre o suor.

Produtos como talco, sprays ou cremes que contêm antibióticos em suas formulações podem ser utilizados, bem como outras substâncias que dificultem ou impeçam o crescimento de microrganismos. Nos casos de excesso de sudorese (hiperidrose), pode ser feita a associação com produtos anti-transpirantes. O médico dermatologista é quem deve indicar o produto mais adequado para cada caso.

Hoje resolvi mudar a linha textual que venho adotando no blog. A pedido de amigos de faculdade, entendi que era de necessário falar do tema de hoje com bastante cuidado. Alguém sabe o que bromidrose? Talvez a palavra não seja tão conhecida, mas o cheiro... Falar de mau cheiro nas axilas é dificil... ainda mais quando temos colegas com tal problema.( a tal da ASA...rs)

Quem sofre por causa do mau cheiro nas axilas, mais conhecido como asa ou cecê, sabe o quanto é difícil conviver com este problema. Qualquer esforço físico já é o suficiente para molhar a roupa em baixo dos braços e começar aquele odor desagradável. Quem sofre de bromidrose axilar, nome científico desta doença, sabe o quanto é difícil conviver com ela não importando se é inverno ou verão. Trocar de roupa toda hora, escolher cores escuras ou brancas, viver com uma toalhinha a tira-colo para secar o suor, são práticas constantes para quem tem bromidrose axilar.

A bromidrose axilar está associada em muitas vezes com a hiperidrose nas axilas, que provoca um aumento da umidade local com acúmulo de bactérias e fungos, que causam este odor desagradável. As bactérias se proliferam com maior intensidade em ambientes úmidos e quentes, por isso, pessoas que transpiram mais, podem ter maiores problemas com o mau cheiro nas axilas ou em outras regiões do corpo, como os pés.

Manter as axilas bem limpas e secas, preferir tecidos como algodão, evitar tecidos sintéticos e lavar bem as roupas após cada uso, são algumas boas dicas para contornar o problema. Os dermatologistas também utilizam medicamentos tópicos, para amenizar os efeitos da bromidrose.

O tratamento definitivo para o problema é a cirurgia. Este procedimento conhecido como simpatectomia vídeo-torácica atua sobre o nervo simpático reduzindo a umidade local e consequentemente o odor nas axilas.

O tratamento cirúrgico é considerado minimamente invasivo já que é realizado por vídeo-cirurgia e tem grau de agressão cirúrgico muito pequeno. A satisfação pós-operatória com o resultado é muito grande.

Atualmente a técnica de bloqueio dos estímulos nervosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com