TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMINHADA ECOLÓGICA CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR

Por:   •  19/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

I CAMINHADA ECOLÓGICA
CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR.

INTRODUÇÃO

        A preservação ambiental é um tema que deve ser abordado de forma mais significativa na escola, mas não de maneira maçante, trivial. As ações práticas quando une-se aos aspectos teóricos, geram um conhecimento concreto, dessa maneira, integrando às problemáticas existentes na sociedade. Desta forma, toda e qualquer ação e intervenção pedagógica devem unir a ação prática aos conteúdos e aspectos contextuais que se estuda. Assim, este projeto, nos leva a uma ação de impacto social,  a realidade local e as ações sobre essa realidade. O local escolhido foi o Parque Ambiental Municipal “Marechal Rondon” de Vilhena - RO.

        O Parque Ambiental localiza-se em uma área de transição entre Cerrado e Floresta Amazônica, sua vegetação nativa permanece as margens do Rio Barão Melgaço, sendo considerada uma área de APP (Área de Preservação Permanente). O local ainda nos reserva uma paisagem muito bonita e rica, no aspecto natural. Esta proposta é uma ação que envolve os aspectos teóricos e práticos, visando desenvolver por meio de uma ação direta, a consciência ecológica e de preservação do meio ambiente. O trabalho proposto tem como objetivo principal intervir para promover a preservação do local, conscientizar os alunos da importância de se preservar, e junto com eles trabalhar para que isso ocorra.

JUSTIFICATIVA
        Conscientizar nossos alunos para a importância da preservação de nosso meio ambiente, e mostrar que, por traz dessa atitude, podemos contribuir para que nossos patrimônios ecológicos perdurem e nossos descendentes possam também desfrutar dos recursos naturais que a natureza nos proporciona.
        Sabemos que as dificuldades são grandes e temos um longo caminho a percorrer, mais a idéia é começar, para isso é de fundamental importância conscientizá-los de forma a colaborar com tal processo. Este projeto irá contribuir para que os alunos lembrem-se  que possuem o dever de preservação e conservação por meio de frases de incentivo a tais atitudes. 
        Dessa forma colaboraremos para que nossa comunidade seja consciente respeitando, preservando e conservando o local para que o próximo também possa desfrutar do que o local tem para oferecer.

OBJETIVO GERAL

        Conscientizar os alunos participantes deste projeto e futuros visitantes sobre a importância de preservar nossos meios naturais e nosso patrimônio ambiental.

OBJETIVOS ESPÉCÍFICOS

- Desenvolver a consciência para preservação do meio ambiente e respeito à natureza.
- Desenvolver a consciência para a preservação do nosso Parque Ecológico.
- Conhecer e vivenciar aspectos da situação ambiental em nosso município, principalmente o da área estudada.

METODOLOGIA

        Diante de tal contexto, propomos este projeto com o tema: “Conscientizar para Preservar”. Iniciaríamos na escola, em horário oposto as aulas, a base teórica, com a contextualização sobre o tema “Ação do Homem sobre o Meio Ambiente e Noções sobre Degradação Ambiental”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com