TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidar de preservar e melhorar a qualidade do meio ambiente Cardoso Construções

Trabalho acadêmico: Cuidar de preservar e melhorar a qualidade do meio ambiente Cardoso Construções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 4

APRESENTAÇÃO

ALVO DO PROJETO

Em razão da preocupação com a conservação e a melhoria da qualidade do ambiente com a saúde humana, as organizações de todos os segmentos e tamanho estão voltando sua atenção aos impactos ambientais, resultante de suas atividades, produtos e serviços.

A Cardoso Construções que é a nossa empresa alvo, tem como atividade principal a oferta de produtos para construção, oferecendo ao cliente tudo que necessita para construir, reformar ou decorar um imóvel, com qualidade e preço baixo.

A nossa empresa também zela pela qualidade no atendimento, dessa forma uma de nossas metas é a fidelização dos nossos clientes e também através deles fazer o marketing da nossa empresa e assim obter mais clientes. CONTEXTUALIZAÇÃO

Com base nas pesquisas realizadas na empresa Cardoso Construções, observamos que a empresa tem algumas falhas que causam impacto no meio ambiente e também a proteção a saúde dos colaboradores.

Ambiente externo

A localização da empresa fica em um bairro muito agitado, o que significa um fator negativo. A poluição sonora e do ar é um fator que causa stress aos colaboradores e aos clientes da empresa.

Ambiente interno

No ambiente interno da empresa Cardoso Construções, verificamos a necessidade de um maior gerenciamento com os produtos vencidos no estoque, tais como tintas e os solventes.

Outra grande preocupação é com o lixo gerado devido à sobra de materiais de construção, sacos de cimento que são rasgados no transporte, e isso dificulta a limpeza e a conservação do ambiente de trabalho afetando a saúde dos colaboradores.

O consumo de energia da empresa Cardoso Construções é de 2821 kW, e é considerado um consumo grande, pois a empresa não utiliza racionalmente o uso da energia uma vez que não existe uma proposta de racionamento.

DIAGNOSTICO EMPRESARIAL

Através das pesquisas de campo feita na Cardoso Construções detectamos que a empresa possui uma politica ambiental, onde há uma preocupação e um comprometimento tanto pelos colaboradores quanto por parte da chefia em relação ao meio ambiente.

Na empresa existem algumas ações ambientais implantadas, mas também observamos que outras ações podem e devem ser implantadas para dar continuidade a esse processo de preservação do meio ambiente.

O objetivo desse diagnostico foi avaliar o grau da necessidade para implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

Para Scherer (1996), a gestão ambiental é uma parte integrante do sistema administrativo geral da organização. A formulação de uma SGA é um processo interativo e continuo.

A estrutura, responsabilidade, pratica, procedimentos, processos e recursos para a implantação de politicas, objetivos e metas ambientais podem ser coordenados em conjuntos com outros esforços de outras áreas administrativas.

Um sistema de gestão ambiental fornece ordens e a consistência necessária para uma organização trabalhar suas preocupações ambientais, através da alocação de recursos, atribuição de responsabilidade, avaliação continua de suas praticas, procedimentos e processos.

Toda pesquisa segundo Marconi e Lakatos (2006), implica levantamento de dados de varias fontes, independente dos métodos ou técnicas usadas se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Para se obter os dados podem ser usados dois processos, a documentação direta ou indireta. A pesquisa direta é feita através da coleta de dados no próprio local onde os fatos acontecem esses dados pode ser feito com a pesquisa de campo ou de laboratório.

A pesquisa indireta utiliza de fontes coletados por outras pessoas com material elaborado ou não. Mas ambas as pesquisas utiliza-se de questionário, formulários, medidas de opinião e atitudes mercadológicas.

Na elaboração desse trabalho serviu como base a empresa Cardoso Construções, que atua como comercio varejista. Para obter os dados referente a empresa utilizamos o seguinte checkilist:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com