TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS DOS ORGANISMOS PERTENCENTES A CADA REINO

Por:   •  20/5/2018  •  Artigo  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

1.0 INTRODUÇÃO

Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem. Os seres vivos são divididos em cinco reinos baseado nos níveis de organização celular: Monera, Protista, Fungi, Plantae, e Animalia.

2.0 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS DOS ORGANISMOS PERTENCENTES A CADA REINO

O Reino Monera é caracterizado por organismos unicelulares que não possuem núcleo individualizado – são seres procariontes. Fazem parte deste reino as bactérias e as Cianofíceas (algas azuis). Em seu subgrupo estão aquelas que suportam temperaturas relativamente altas e as que suportam altas concentrações de sal. Por serem seres procariontes, em sua estrutura a parede celular é formada pelo peptidioglicano, membrana plasmática, ribossomos e cromossomos com um único DNA. Não apresentam organelas que separam o material genético do citoplasma. Podem alimentar-se de matéria orgânica – heterótrofos ou produzir o seu próprio alimento – autótrofos. Podem viver com ou sem presença de oxigênio, sendo caracterizados como anaeróbios facultativos, podem usar o oxigênio para a produção de energia – aeróbios, ou ainda exigir uma concentração determinada de oxigênio para a sua sobrevivência – anaeróbios restritivos. Reproduzem-se de forma assexuada e sexuada. As cianofíceas em especial, são capazes de fixar o nitrogênio e realizar fotossíntese.

No Reino Protista, estão os organismos eucariontes – que possuem núcleo individualizado. O corpo é formado pela estrutura citoplasmática denominada plasmódio. Por ser muito complexa, a célula eucariótica de um protozoário realiza todas as funções que tecidos e órgãos realizam em um ser pluricelular, como por exemplo: controle hídrico, locomoção, respiração, excreção, relacionamento com o ambiente. Sua nutrição também pode ser autótrofa e heterótrofa. A reprodução sexuada e assexuada. Neste reino estão compreendidos os protozoários e algumas algas.

O Reino Fungi é formado por seres pluricelulares, eucariontes e heterotróficos, que podem se alimentar de matéria orgânica. São representados pelos cogumelos, mofos, bolores e leveduras. Para obter energia utilizam a fermentação e a respiração. São aeróbios e algumas leveduras são anaeróbias facultativas. Para o seu desenvolvimento, os fungos utilizam fontes de carbono e nitrogênio, crescem bem em alta atividade de água, em altas concentrações salinas, são resistentes a baixas e altas temperaturas e preferem um ambiente ácido. Reproduzem de forma assexuada e sexuada.

Reino Plantae são seres pluricelulares, autotróficos classificados como as plantas terrestres com corpo formado por tecidos e órgãos. O reino das plantas pode ser dividido em dois grandes grupos: os das criptógamas e o das fanerógamas. Nas fanerógamas a estrutura da reprodução sexuada é facilmente visível, nas criptógamas a estrutura da reprodução não é facilmente visível (MENDONÇA, 2016). Realizam a respiração por meio da fotossíntese.

Reino Animalia é constituído pelos animais mais evoluídos, podem se locomover, o que permite que estejam distribuídos nos mais diferentes ambientes. São seres eucariontes, heterótrofos, e sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com