TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTIVO DE MATRINXÃ EM TANQUES-REDE EM TUCURUÍ-PA

Por:   •  18/9/2020  •  Monografia  •  7.222 Palavras (29 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 29

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

CAMPUS TUCURUÍ

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

JHON MAYKON DA CRUZ MOIA

CULTIVO DE MATRINXÃ EM TANQUES-REDE EM TUCURUÍ-PA

TUCURUÍ/PA

2018


JHON MAYKON DA CRUZ MOIA

CULTIVO DE MATRINXÃ EM TANQUES-REDE EM TUCURUÍ-PA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA - Campus Tucuruí. Como requisito para obtenção de Grau em Ciências Biológicas - Licenciatura.

Orientador: Prof. M.Sc. Gabriel dos Santos Miranda Filho

Coorientador: Prof. M.Sc. Luciano Domingues Queiroz

TUCURUÍ/PA

2018


DADOS INTERNACIONAIS DE CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO (CIP)

[pic 1]

[pic 2]

Biblioteca/Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

Bibliotecária Elenice Janaú Ferreira – CRB-2: 1394

JHON MAYKON DA CRUZ MOIA

CULTIVO DE MATRINXÃ EM TANQUES-REDE EM TUCURUÍ-PA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA - Campus Tucuruí. Como requisito para obtenção de Grau em Ciências Biológicas - Licenciatura.

Data da defesa:

Conceito: 9,0

Orientador: M.Sc. Gabriel dos Santos Miranda Filho

Instituto Federal do Pará – Campus Tucuruí

Coorientador: M.Sc. Luciano Domingues Queiroz

Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí.

Drª. Cristina Pantoja Rocha

Instituto Federal do Pará – Campus Tucuruí.

Esp. José Arimilton Carvalho de Andrade

Instituto Federal do Pará - Campus Belém.


        Dedico estre trabalho aos meus pais, Antônia da Cruz Moia e Maria Diana Cruz Moia, que sempre estiveram presente me orientando, aconselhando e me ensinando a trilhar os caminhos certos da vida, e que no decorrer da graduação, foram meus incentivadores.

Jhon maykon


AGRADECIMENTOS

        Agradeço primeiramente, a Deus pelas bênçãos concedidas ao longo do curso, por ter me dado forças, sempre me mantendo com saúde, disposição e coragem para enfrentar os desafios propostos no meu cotidiano, e por colocar no meu caminho pessoas capazes de me ajudar nos momentos difíceis, obrigado Deus.

        Aos meus pais: Antônia da Cruz Moia, minha mãe, heroína que sempre me deu apoio e incentivo nas horas difíceis, de desânimo e cansaço. Leonilde machado da cunha, que apesar de todas as dificuldades do curso para mim, foi muito importante para permanecer ao longo do curso.

            Ao M.Sc. Gabriel dos Santos Miranda Filho, pelas suas contribuições como     orientador pelos seus empenhos como professor ao longo da graduação.

        Ao M.Sc. Luciano Domigues Queiroz, pela dedicação, paciência e compreensão para a elaboração deste trabalho, além de compartilhar sua propriedade seus conhecimentos ao longo da graduação como professor.

        Aos meus amigos, Lenildo Araújo da Silva, pelo companheirismo ao longo do desenvolvimento deste trabalho, e por ajudar nos experimentos suas contribuições foram de extrema importância para a conclusão do mesmo.

        Ao meu amigo Adriano Matheus e meu padrasto Rosinaldo nascimento da Silva  pelo companheirismo, Compreensão e força ao longo da minha carreira acadêmica.

        Ao meu grande amigo, irmão de amizade e companheiro de TCC, Reinado da Silva Pereira, por ter me ajudado ao longo da elaboração deste trabalho.

        Agradeço as sobrinhas, que nas horas da minha ausência, dedicado à graduação, sempre foram presentes na casa dos meus pais, ajudando-lhes.

        Ao meu cunhado Linoel da Costa Baia, que fez parte da minha formação ao longo da graduação e que, com certeza, irá continuar presentes em minha vida.

        Ao Sr. Geraldo Águia e a Sr. Renan Ágiar, que foram fundamentais para a realização deste trabalho, o que só foi possível por meio de sua parceria com IFPA.

        Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Tucuruí, e a todo o corpo docente, que ao longo desses quatro anos foram responsáveis pela nossa formação e aprendizagem que levaremos para nossa vida profissional.

 

        Enfim, agradeço a todos que ao longo dessa jornada acadêmica fizeram parte da minha vida, de forma direta ou indiretamente, especialmente a turma de biologia 2015 (T856TE).

Jhon maykon


EPÍGRAFE

        “Talento é dom, é graça. E sucesso nada tem haver com sorte, mas com determinação e trabalho.”

Augusto Branco


RESUMO

O uso de tanque-rede é uma modalidade que permite ao produtor ter controle da sua produção e do seu estoque tanto de ração e de peixes como também de fatores externos, através de técnicas como a biometria, que favorecem o desenvolvimento mais eficaz na fase de recria, desse modo produzindo-se em larga escala. A piscicultura no Brasil vem assumindo um papel de destaque na produção anual de peixes, e na economia, aliada a tecnologias e fatores geoclimáticos favoráveis juntamente com um potencial hídrico e novas técnicas de manejo, esses fatores tem possibilitado suprir a demanda alimentar e crescimento populacional, nesse sentindo o Brycon. Amazonicus, popularmente conhecido como matrinxã, por ser a segunda espécie mais criada na região amazônica, e por ter características que favorecem sua reprodução tem contribuído diretamente para o crescimento do setor pesqueiro sem impactar os reservatórios naturais. Objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho zootécnico de matrinxãs na fase da recria, quanto a sobrevivência, ganho de peso e conversão alimentar aparente cultivados em tanques-rede em Tucuruí-Pará. Foram utilizados 6000 alevinos de matrinxã com peso médio inicial de 3 g, sendo estocados em dois tanques com volume de aproximadamente 13,5 m3. Os alevinos foram alimentados quatro vezes ao dia (08:00h; 11:00h; 14:00h e 17:00h) inicialmente com ração comercial extrusada, com teor de proteína bruta (PB) de 42% e granulometria de 1,7 mm, em uma taxa de arraçoamento com 10% do seu peso vivo. Nas biometrias a temperatura (°C) e oxigênio dissolvido (mg/L) foram mensurados utilizando-se oxímetro digital e o pH e a transparência (m) foram avaliados utilizando-se pHmetro e Disco de Secchi, respectivamente. Ao final do cultivo, a sobrevivência média foi de 94%, obteve-se uma média de ganho de peso de 87.45g, e uma taxa de conversão alimentar aparente de 0,68 considerada satisfatória essa fase de cultivo. Os parâmetros físico-químicos se mantiveram dentro da faixa aceitável para cultivos em tanques-rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)   pdf (299.2 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com